Em clima conciliatório, Governo e indígenas se reúnem por solução para conflito

Representates indígenas e do Governo Federal se encontraram hoje (12/6) para tentar solucionar os conflitos fundiários entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul. É a primeira reunião em tom conciliatório depois de semanas de tensão, acirradas principalmente pela morte do índio terena, Oziel Gabriel, no dia 30 de maio, durante uma tentativa de reintegração de posse na região.

As lideranças indígenas foram recebidas pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams. Parlamentares da bancada federal do estado também estiveram presentes.

“Hoje tivemos uma reunião bastante importante, e ficamos esperançosos de pelo menos começar o diálogo dessa discussão. Nosso país precisa muito de diálogo para discutir esse problema que não é nosso e que também não é dos produtores rurais, é um problema que o próprio Estado criou. Então o Estado precisa criar políticas e questões jurídicas que podem resolver esses problemas”, avaliou o índio guarani kaoiwá Anastácio Peralta.

Do lado do Governo, o senador Delcídio Amaral (PT/MS), afirmou haver um consenso pela necessidade de indenização às áreas destinadas à criação de terras indígenas e o governo está buscando alternativas para chegar a uma solução definitiva para os conflitos. De acordo com o senador, existe previsão orçamentária de R$ 50 milhões para indenizações em 2013. No entanto, Amaral lembrou que o judiciário também está envolvido na questão, o que torna a situação “mais complexa”.

Até a próxima reunião, marcada para a próxima semana, o indígenas mantém a posição de não deixar o local do conflito. “Nosso posicionamento de não sair permanece. Recuar, por enquanto, não. Infelizmente, tivemos de perder vidas de guerreiros para que isso viesse à tona, mas temos confiança e esperança de que daqui para frente conseguiremos achar uma solução”, disse o terena Lindomar Ferreira, que também participou da reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat