Cada vez mais a prevenção de litígios juntamente com solução de conflitos por meio de mediação e arbitragem ganha espaço no planejamento estratégico de empresas. As normas constitucionais e infraconstitucionais vêm facilitando essa importante ferramenta na qual podemos observar progressivos avanços com a Carta Constitucional de 1.988 e vem se aprimorando por meio de leis buscando disciplinar este poderoso filtro com o intuito de desafogar o judiciário que hoje conta com mais de 30 milhões de novos litígios por ano e uma taxa de congestionamento superior a 70%.
A promulgação da Lei 13.140 de 2015 cria o marco legal da mediação, cujo novo Código de Processo Civil também valoriza esses e outros avanços para modernizar e agilizar o Poder Judiciário.
Com o objetivo de debater tais recursos, o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), promoverá a primeira jornada sobre Prevenção e solução extrajudicial de litígio no dia 22 de agosto deste ano em Brasília.
O encontro tem como objetivos aprimorar, incentivar, expandir e debater a prática dos meios extrajudiciais de solução de conflitos, tais como arbitragem, mediação e conciliação, adequando-as às inovações legislativas, sobretudo o novo Código de Processo Civil.
O público-alvo da I jornada visa ministros dos tribunais superiores, magistrados federais e estaduais, procuradores, promotores de justiça, advogados da União, defensores públicos, advogados, professores universitários e especialistas convidados. A participação será realizada mediante proposições de enunciados que visam aprimorar os aspectos normativo-jurídicos e também proposições que estimulem políticas públicas e privadas.
Assim como o processo eletrônico surgiu com muitas resistências e dúvidas, hoje já é uma realidade; o instituto da prevenção e solução extrajudicial de conflitos tem tudo para se tornar uma poderosa ferramenta que irá mudar nossa cultura de acreditar só no judiciário para solucionar nossos conflitos.
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro