Dilma Rousseff indica Rodrigo Janot para novo procurador-geral da República

O subprocurador-geral da República Rodrigo Janot foi indicado pela presidente Dilma Rousseff, neste último sábado (17/08), como o novo procurador-geral da República – o chefe do Ministério Público Federal.

Lista Tríplice – Rodrigo Janot foi o mais votado na lista tríplice encaminhada à presidente da República, em abril, pela Associação Nacional dos Procuradores da República – Janot obteve 511 votos, contra 457 votos de Ela Wiecko e outros 445 votos de Deborah Duprat.

Após a indicação ser publicada no Diário Oficial da União, o nome de Rodrigo Janot será encaminhado ao Senado Federal para que seja aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e pelo plenário da Casa Legislativa.

Somente após as aprovações pelo Senado Federal, Rodrigo Janot estará apto a ser empossado no cargo – enquanto isso não ocorre, a procuradora Helenita Acioli responde interinamente pela Procuradoria-Geral da República.

Currículo – Rodrigo Janot é bacharel em Direito, especialista em Direito Comercial e mestre em Direito (todos pela UFMG). Possui, ainda, especialização na “Scuola Superiore di Studi Universitari e di Perfezionamento S. Anna” na área de meio ambiente e consumidor (Pisa, Itália).

O novo procurador-geral da República ingressou no Ministério Públlico Federal em 1984, na Procuradoria da República do Distrito Federal. Desempenhou diversas funções no Ministério Publico Federal, presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República e foi conselheiro, por três vezes, do Conselho Superior do MPF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat