Oito especialistas se revezarão nas exposições na audiência pública sobre a importação de pneus usados. O debate no Supremo Tribunal Federal acontece nesta sexta-feira (27/6). Quatro defenderão posição a favor da importação e outros quatro, a posição contrária. Cada especialista terá 20 minutos para apresentar seus argumentos. Inicialmente, havia 21 inscritos.
A audiência foi convocada pela ministra Cármen Lúcia, relatora da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental que discute o tema. Como o assunto trata de questão técnica, a ministra abriu espaço para que seja discutido por especialistas. É a segunda vez na história que o Supremo faz uma audiência pública. A primeira, que aconteceu no ano passado, tratou sobre as pesquisas com células tronco-embrionárias.
A audiência acontece começa às 10h e termina às 16h na Sala de Sessões da 1ª Turma do STF. A TV e Rádio Justiça farão a transmissão.
Dois oradores contra a importação são Zilda Maria Faria Veloso, coordenadora geral de Gestão da Qualidade Ambiental do Ibama, e a ambientalista Zuleica Nycs, membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), indicada como representante da Conectas Direitos Humanos, Justiça Global e Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte (Apromac). A presidência da República e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), também contra a importação, ainda não definiram seus representantes que participarão do sorteio.
Os quatro especialistas que defenderão a importação serão sorteados entre os cinco instruídos pelas seis entidades que defendem a tese.
Foram indicados o engenheiro Vitor Hugo Burko, presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pela Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados (ABIP); e o mestre em gestão de resíduos Ricardo Alípio da Costa e especialista em Direito e Negócios Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, indicado pela Associação Brasileira do Seguimento de Reforma de Pneus (ABR).
A BS Colway Pneus e a Pneus Hauer Brasil indicaram Francisco Simeão Rodrigues Neto, ex-secretário da Indústria e Comércio do Paraná, ex-vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados (ABIP).
Ainda entre os representantes do grupo favorável à importação, a empresa Pneuback indicou o advogado especialista na área ambiental Emanuel Roberto de Nora Serra. Por fim, figura na lista o doutor em gestão de resíduos e professor do Centro Universitário Positivo (Unicenp) e especialista em destinação de bens inservíveis Paulo Janissek, indicado pela Tal Remoldagem de Pneus.
ADPF 101
Revista Consultor Jurídico
10 de dezembro
10 de dezembro
10 de dezembro
10 de dezembro