O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) iniciou, nesta segunda-feira (29), o treinamento de servidores de toda a Justiça do Trabalho sobre o conteúdo e a operacionalização do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).
O PCASP estabelece novos métodos de controle de finanças, de orçamentos e de patrimônios que terão de ser obedecidos por todas as entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios a partir de 1º janeiro de 2015.
Presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Barros Levenhagen realizou a abertura do evento e disse que o treinamento visa a estabelecer uma conduta uniforme de todos os Tribunais Regionais do Trabalho com relação aos seus sistemas patrimoniais, orçamentários e financeiros. Além disso, o presidente convocou todos os participantes para expor ideias sobre o novo PCASP.
“Os senhores terão o papel de multiplicadores, nos Regionais, das ações deste novo plano. Ele tem as funções de facilitar a consolidação das contas e de estabelecer, no Brasil, o padrão internacional de transparência pública. Como em todas as ações do CSJT, queremos promover uma troca de ideias democrática e contínua sobre a gestão financeira, patrimonial e orçamentária da Justiça do Trabalho. Desse modo, chegaremos a uma atuação unificada, organizada e eficaz. Esse é o objetivo”, disse o presidente.
Segundo o supervisor de Contabilidade do CSJT, Marco Aurélio Canedo da Silva, para atender às ordens da próxima versão do PCASP, os gestores terão de se adaptar às novas sistemáticas de atuação.
“Já temos na Justiça Trabalho boas ferramentas de controle orçamentário e financeiro. Com os novos parâmetros, iremos aperfeiçoar nossas atividades sobre a questão patrimonial. Para facilitar o trabalho dos servidores, vamos aprender a lidar com a nova forma gráfica do sistema operacional do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). O mais importante é que as inovações possibilitem mais transparência sobre os bens e gastos públicos, além de elevar o Brasil ao patamar internacional da gestão contábil pública”, finalizou.
O treinamento dos gestores regionais sobre o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é organizado pela Coordenadoria de Orçamento e Finanças (Cfin) do CSJT e ocorre até o dia 1º de outubro, na sede do Tribunal Superior do Trabalho.
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro