Este ano, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, conduzida pelo desembargador Sebastião de Moraes Filho, tem como meta do programa ‘Celeridade Já’ movimentar aproximadamente meio milhão de processos até o mês de julho. Ao todo, 40 novas varas judiciárias em situação considerada crítica serão selecionadas para receber equipes do mutirão, que visa promover celeridade ao trâmite processual na Primeira Instância.
O lançamento oficial do programa em 2014 será realizado na próxima segunda-feira (17 de fevereiro), no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, com o chamado ‘Dia D’ do mutirão itinerante da Corregedoria. “Nesta data vamos realizar um intenso trabalho de mobilização entre os servidores do Poder Judiciário, para que todos se conscientizem da importância do desenvolvimento dos trabalhos nas secretarias das varas”, salienta o corregedor-geral da Justiça.
De acordo com o coordenador da Secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça, Lusanil Egues da Cruz, as duas primeiras comarcas que receberão o mutirão processual este ano já estão definidas: Sinop (500km a norte de Cuiabá) e Tangará da Serra (239km a médio-norte da Capital).
Ao longo de duas semanas, entre os dias 17 e 28 de fevereiro, equipes enviadas pela Corregedoria desempenharão suas atividades na Quarta, Quinta e Sexta Varas da Comarca de Sinop e também na Quarta Vara da Comarca de Tangará, assim como na Vara Única Criminal dessa unidade judiciária. Os trabalhos se concentrarão nas atividades de registro, autuação e juntada (RAJ), bem como na expedição de documentos, publicação de matéria para imprensa e arquivamentos.
Em 2013, a iniciativa foi considerada um sucesso e superou a meta inicialmente estabelecida (244 mil processos), movimentando, ao todo, 270 mil feitos. Inclusive, o trabalho desenvolvido pela Corregedoria com o mutirão processual ‘Celeridade Já’ ganhou destaque nacional no jornal oficial da Associação dos Magistrados Brasileiros, o AMB Informa, em edição que circulou no final de 2013 (nº 157).
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro