Conselho realizará estruturação para contratação de advogados

O Conselho Regional de Biomedicina da Primeira Região acatou recomendação do MPF-SP e promoverá a estruturação do exercício da advocacia em seus quadros. A autarquia federal é responsável pela regulamentação e fiscalização da atividade dos biomédicos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

O Conselho contava com o auxílio do Sindicato dos Biomédicos do Estado de São Paulo e de uma junta nacional de advogados do Conselho Federal de Biomedicina para lidar com demandas jurídicas. De acordo com o MPF, a prática é irregular, uma vez que a advocacia é uma atividade essencial para a função da autarquia e, por isso, deve ser exercida por profissionais em regime estatutário ou contratual.

Na recomendação expedida em julho, o MPF pedia que o CRBM-1 cancelasse o convênio com o sindicato, se abstivesse de solicitar serviços à junta do CFBM e regularizasse a contratação dos advogados.

Em resposta, o conselho indicou o acatamento integral dos itens e informou que a carreira de procurador jurídico já está prevista nos quadros da entidade. Enquanto não houver novas admissões, a função será exercida por um profissional que ocupa cargo de chefia – de livre nomeação e demissão.

O MPF também recomendou ao Conselho Federal que dissolvesse a junta de advogados, formada para auxiliar os conselhos regionais. Em documento encaminhado à Procuradoria da República em São Paulo, a autarquia informou que o pedido será atendido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat