Os números são surpreendentes, embora se saiba que a maioria da população brasileira tem acesso às novas tecnologias. Mesmo assim, dados do relatório da Secretaria de Tecnologia da Informação, do Tribunal de Justiça de MS, mostram que em 2011 houve 590.650 acessos ao portal do TJMS a partir de dispositivos móveis.
Nesse total, se os cálculos fossem mensais, seria possível apontar média de aproximadamente 50.000 acessos por mês. Na verdade, a tecnologia oferecida ao jurisdicionado é uma facilidade digital, implantada pelo Poder Judiciário de MS em junho de 2010.
A ferramenta permite, por meio da rede 3G de telefonia móvel, acompanhar andamentos processuais e outros serviços disponibilizados pelo Portal do TJ pelo smartphone. O acesso é muito fácil, pois basta que o usuário disponha de um aparelho com dispositivo que permita acesso à internet 3G.
Desde que foi disponibilizada há dois anos, a nova ferramenta digital destacou-se na consulta processual, cujo sistema de busca é semelhante ao dispositivo existente no Portal, em que os feitos em tramitação no 1º e 2º graus, além dos juizados, podem ser localizados pelo número do processo (incluindo ponto e traço na numeração). Para utilizar, basta acessar www.tjms.jus.br/mobile.
Os dados de 2012, em razão das alterações para ampliação dos dispositivos, ainda não estão compilados, mas já é possível dizer que somente em janeiro deste ano, mês de movimento moderado em razão do período de férias, houve aproximadamente 31.000 acessos pelos dispositivos móveis.
O advogado Renan Cesco de Campos utiliza a ferramenta frequentemente e afirma que houve um rendimento significativo no trabalho em consequência da facilidade.
“Acesso o portal do TJMS quase diariamente, principalmente quando estamos em movimento, indo de cliente a outro. Com o acesso pelo smartphone não é preciso voltar ao escritório. Assim, pude perceber que o trabalho à distância rende muito mais. Não tenho dúvidas em garantir que a ferramenta é excelente e de grande auxílio para nós, operadores do Direito”, disse ele.
Acessos – No primeiro mês de funcionamento, contatou-se que foram 515 acessos e, no segundo, os números aumentaram para 2.510 acessos.
Mais de um ano depois da implantação do Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul por meio de aparelhos smartphones, a tecnologia e a mobilidade respondiam por mais de 40 mil acessos, o que se entende que passaram a fazer parte da rotina dos profissionais atuam na área.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro