Cerca de 7,5 milhões de eleitores serão identificados biometricamente nas Eleições 2012

O Tribunal Superior Eleitoral informou, em nota oficial, que balanço preliminar realizado aponta que mais de 7,5 milhões de eleitores brasileiros poderão ser identificados biometricamente (impressões digitais) nas Eleições 2012, nas quais serão escolhidos novos prefeitos, vices e vereadores.

O número, no entanto, não é definitivo e poderá ser alterado até a conclusão do processamento e auditoria do cadastro de eleitores, que será encerrado no próximo mês de julho.

O recadastramento biométrico já foi realizado em 295 municípios de 24 unidades da federação. Os três únicos estados que não iniciaram revisão eleitoral para a utilização da biometria são Amazonas, Roraima e o Distrito Federal.

Histórico – A utilizaçaõ do recadastramento biométrico dos eleitores ocorreu pela primeira vez nas Eleições 2008. Na oportunidade, o projeto piloto abrangeu os municípios de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC), quando foram recadastrados mais de 40,7 mil eleitores destes municípios.

No processo eleitoral seguinte, em 2010, a Justiça Eleitoral ampliou o recadastramento biométrico para mais 57 municípios do país. As últimas eleições gerais do país contou com a participação de 1,1 milhão de eleitores identificados biometricamente nos 60 municípios de 23 unidades da federação.

Eleições 2012 – Para o processo eleitoral de 2012 a Justiça Eleitoral ampliou o recadastramento e a utilização do sistema de biometria para mais 235 municípios, totalizando a expectativa de mais de 7,5 milhões de eleitores que serão identificados biometricamente nas eleições municipais brasileiras deste ano.

O recadastramento biométrico foi realizado integralmente nos estados de Alagoas e Sergipe, bem como em três capitais: Curitiba (PR), Porto Velho (RO) e Goiânia (GO). O Tribunal Superior Eleitoral tem a expectativa que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelo método biométrico.

Biometria – Após o recadastramento eleitoral, o eleitor é identificado na seção eleitoral pelo leitor biométrico, que é acoplado à urna eletrônica e que confirmará sua identidade, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível referente ao eleitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat