Nesta segunda-feira (5/8) o Cade ( Conselho administrativo de desenvolvimento econômico) recebeu nova denúncia sobre indícios de cartel em contratos referentes a modernização de trens do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo). A denuncia foi oferecida pela Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários) e aguarda análise por parte do Cade, para ser encaminhado ou não para investigação.
Os contratos de reforma de trens da linha 1 (azul) e 3 (vermelho) do metrô são alvo de inquérito pela 8ª promotoria da fazenda pública do MP-SP (Ministério Público de São Paulo). Neste inquérito do MP-SP estão representados: Companhia do Metropolitano de São Paulo, Consórcio Modertrem (Alstom e Siemens), Consórcio BTT (Bombardier, Tejofran e Temoinsa), Consórcio Reformas Metrô (Alstom e IESA) e Consórcio MTTRENS (MPE, Trans Sistemas e Temoinsa).
O Última Instância teve acesso ao documento oferecido pela Fenametro ao Cade nesta segunda. De acordo com a denuncia “em 2009, o Metrô decidiu abrir concorrência para reformar 98 trens, alguns com mais de 30 anos de uso, ao custo total de 1,75 bilhão de reais . Ao optar pela “modernização”, em vez da aquisição de novos trens, seria natural supor que o Metrô teve uma economia considerável . Não é isto que se verificou . Na prática, o valor de cada composição reformada equivale a 86% do preço de um trem novo, segundo o deputado estadual Simão Pedro (PT-SP), autor da representação encaminhada ao Ministério Público [MP-SP]”.
A denuncia também apresenta dados sobre a modernização de sistemas de sinalização no Metrô, que teve resultado de licitação publicado no DOU (Diário Oficial da União) em 12 de agosto de 2008. “Estamos em 2013 e o sistema não foi aprovado nos testes da linha 2 (verde)”, afirma o documento. Segundo a Fenametro, a Alstom – vencedora da licitação – “não possui experiência para a implantação deste tipo de sistema em linhas de operação”.
O Última Instância entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Cade e foi informado de que, assim como os outros processos admitidos no órgão, caso este seja aceito irá tramitar em sigilo.
16 de dezembro
16 de dezembro
16 de dezembro
16 de dezembro