Ayres Britto destaca papel fundamental dos advogados públicos para a sociedade

Os novos advogados da União, empossados no último dia 23/01, terão o desafio de, como profissionais do Direito, compreender que são fundamentais para a sociedade. A observação é do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto, que proferiu palestra nesta quinta-feira (26/01), na sede da Escola da AGU, em Brasília, durante o curso de formação do grupo.

Para o ex-ministro da Suprema Corte, que iniciou carreira na advocacia aos 22 anos de idade, as pessoas e instituições vivem em constante convergência e divergência. “Quando as controvérsias não se resolvem, bate-se na porta dos operadores do Direito. É nesse contexto que se destaca a Advocacia-Geral da União como essencial à Justiça, no sentido de prestação jurisdicional ao sistema, considerando a sociedade e o Poder Judiciário”, definiu.

Com a Constituição Federal em mãos, Ayres Britto destacou em sua apresentação as atribuições da AGU como atividade de advocacia em defesa da União. Embora a instituição também tenha como função o assessoramento ao Poder Executivo, o ex-ministro salientou a importância das prerrogativas técnicas e independência dos advogados públicos. “São intérpretes e aplicadores das normas, de modo que têm que desvelar as mesmas para atingir seus objetivos”, assinalou.

A abertura da palestra contou com a participação da advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, que agradeceu a presença do ex-presidente do STF no curso de formação. Ela elogiou a postura Ayres Britto enquanto ministro por ter um “olhar diferenciado” nas questões discutidas pela Corte Suprema.

“Pela prodigiosa colaboração, sempre com um olhar atento e disposto a sempre ouvir, o ministro Ayres Britto é um amigo da advocacia pública. Isso revela a nobreza não apenas de uma autoridade, mas do ser humano que ele é”, elogiou Grace Mendonça, concluindo que tinha certeza que a palestra marcaria a carreira dos novos membros da AGU.

 

 

Fonte: www.agu.gov.br


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat