Participar de uma audiência pública é o exercício pleno da democracia e o verdadeiro acesso à cidadania. Este é o pensamento do presidente da Federação Mato-grossense de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, ao afirmar que vai convidar todos os presidentes de bairros para participar da audiência pública que será realizada pelo Tribunal de Justiça no próximo 11 de julho, às 14h, no Fórum da Capital.
Ele ressalta que faz questão que os líderes comunitários estejam presentes dada a importância do projeto e a relevância de cada comunidade estar representada.
“Uma autoridade convidando as pessoas para participar de uma reunião é a personificação da aproximação. Esta aproximação junto com a possibilidade das pessoas simples terem voz durante o evento é fundamental. Quando TJMT dá esta oportunidade, ele permite que as pessoas que estão longe dos olhos dos gestores sejam beneficiadas também”, resssalta.
Outro ponto ressaltado positivamente por Arruda é a interiorização das audiências públicas para ouvir a população do interior. Desde que assumiu em 2013, Perri já visitou 11 comarcas pólos alcançando 74 comarcas no total. Em todas as reuniões o microfone era aberto para a população, para os operadores de direito, entidades de classes.
“Tudo que você descentraliza favorece o cidadão mais simples, aqueles que acham que não tem acesso à justiça, e leva informação à Dona Maria e ao Seu José que mora lá longe. A desinformação é uma forma de excluir e abstrair as pessoas. Antigamente para se ter acesso ao juiz era necessário constituir advogado como interlocutor, mas os tempos estão mudando e agora nós vemos os juízes vindo até nós, cidadãos comuns. E isso é muito bom”, afirma.
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro