Atrasos de ontem levam MPF a cobrar explicações da TAM e Anac

A pane causada no sistema de “check-in” da companhia aérea TAM na segunda (15/10) – que ocasionou filas, tumultos, atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos brasileiros – levou o Ministério Público Federal a requerer informações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à companhia aérea.

Informações – Segundo o MPF, os ofícios foram assinados e enviados pelo procurador da República Thiago Lacerda Nobre, coordenador do Grupo de Trabalho de Transportes do Ministério Público Federal. Dentre outros pedidos, o órgão requer informações sobre a causa do problema e o número de vôos que tiveram atrasos ou foram cancelados.

O Ministério Público Federal pede, ainda, para que a TAM informe se prestou assistência aos passageiros que foram vítimas dos atrasos e cancelamentos de vôos. Quanto à Anac, o órgão ministerial requereu informações sobre a eventual aplicação de penalidades à empresa.

Thiago Lacerda Nobre destacou que o objetivo dos requerimentos apresentados pelo Ministério Público Federal é saber, exatamente, o que ocorreu e as medidas tomadas pela agência reguladora diante dos problemas ocorridos na manhã de ontem.

Apontou o procurador: “Eventualmente há registros de atrasos por questões meteorológicas ou por pane em aeronaves, como o ocorrido também nesta segunda-feira no Aeroporto de Viracopos; o pneu de um avião cargueiro estourou e o aeroporto teve que ser fechado. São problemas mais pontuais, e situações sobre as quais não é possível haver controle. Mas em relação aos atrasos dos voos da TAM, aparentemente houve um problema no sistema de check in da empresa aérea, e todos os procedimentos tiveram que ser feitos manualmente, o que resultou em atrasos generalizados dos voos. Ainda não fomos oficialmente informados sobre causas do problema, razão pela qual formalizamos os pedidos de informação”.

Prazo – A Anac e a TAM têm prazo de 10 dias para responder as informações requeridas pelo Ministério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat