Acusado de ser mandante de assassinato de casal extrativista é absolvido

Dois dos três acusados pela morte do casal extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinados em 2011, foram condenados nesta quinta-feira (4/4) pelo Tribunal do Júri em Marabá, no interior do Pará. No entanto, o acusado pelo Ministério Público Estadual de ser o mandante do crime, José Rodrigues Moreira, ficará livre por falta de provas.

Moreira, que estava preso preventivamente desde setembro de 2011 e teve a ordem de soltura emitida imediatamente pelo juiz. O Ministério Público informou que vai recorrer.

Os jurados consideraram que Lindonjonson Silva Rocha e Alberto Lopes do Nascimento foram os responsáveis pelo crime, ocorrido em Nova Ipixuna. No total, Alberto terá de cumprir pena de 45 anos de reclusão, e Lindonjonson recebeu uma sentença de 42 anos e oito meses.

O julgamento foi iniciado na quarta-feira (3/4) e encerrado nesta quinta, contando com testemunhos de 27 pessoas. Em depoimento no tribunal na terça-feira, familiares das vítimas afirmaram que o casal recebia constantes ameaças de morte pelas denúncias que fazia. O julgamento foi acompanhado de perto por militantes de organizações sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a CPT (Comissão Pastoral da Terra).

O caso

José Cláudio e Maria foram assassinados a tiros em maio de 2011, em um assentamento em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. Os dois denunciavam a extração ilegal de madeira na região em que viviam e afirmavam receber constantes ameaças de morte.

Dois meses após o crime, o Ministério Público do Pará denunciou por homicídio duplamente qualificado José Rodrigues Moreira, que diz ser o dono das terras onde o assentamento Ipixuna foi montado e é apontado como mandante do crime.

A promotora responsável pela denúncia, Amanda Lobato, também acusou o irmão de Moreira, Lindonjonson, além de Alberto, de executarem o duplo assassinato. Ainda segundo o Ministério Público estadual, o objetivo do crime era retirar o assentamento da terra comprada por José Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat