O Resumo Executivo das Metas Nacionais do Poder Judiciário 2009 – 2013, publicado esta semana pelo Conselho Nacional de Justiça, confirma a eficiência das Varas do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (Piauí). O relatório, destaca a 4ª Vara do Trabalho de Teresina e a Vara do Trabalho de Oeiras pelo cumprimento da Meta nº 1 do CNJ, que consiste em julgar uma quantidade maior de processos do que os distribuídos em 2013.
Segundo a juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de Teresina, Basiliça Alves da Silva, o bom resultado se deve à dedicação e empenho de juízes e servidores, que estão sempre atentos aos prazos e buscam atuar com rapidez na tramitação dos processos. “Estamos cumprindo todas as metas e, quanto aos julgamentos dos processos, passamos muito além do que estava estabelecido. Isso é resultado de um trabalho conjunto de juízes e servidores, mas principalmente os servidores que se esforçam e acreditam no cumprimento das metas”, declara a juíza, ao frisar que os números são animadores e servem de incentivo e motivação para continuar prestando um bom serviço jurisdicional.
A mesma opinião tem a juíza Alba Cristina da Silva, titular da Vara do Trabalho de Oeiras. Ela também atribui o cumprimento das metas aos servidores. “Nossos servidores são muito empenhados e dedicados. Trabalhamos sempre com a intenção de resolver a tramitação dos processos da maneira mais rápida possível”, destaca.
Alba ressalta que na Vara do Trabalho de Oeiras foi adotado o sistema de “Audiência Una”, que consiste em realizar todos os atos em uma única sessão, desde a fase da conciliação até a sentença, passando pela contestação, impugnação e produção de provas, quando necessário. A juíza explica que esse sistema tem permitido dar mais celeridade à tramitação e acelerar o fluxo de processos. “Realizamos cerca de 150 audiências por mês e julgamos entre 80 e 100 processos. Buscamos, com este sistema, dar fluxo a essa demanda”, explica.
A Semana de Conciliação também é citada como uma das ações que contribuem para o julgamento e resolução dos processos, uma vez que proporciona acordos de litígios em tramitação. De modo geral, o TRT Piauí cumpriu oito das dez metas estabelecidas pelo Poder Judiciário, ficando mais uma vez em destaque entre os tribunais de pequeno porte.
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro