4ª Vara do Trabalho de Teresina e de Oeiras se destacam em relatório do CNJ

O Resumo Executivo das Metas Nacionais do Poder Judiciário 2009 – 2013, publicado esta semana pelo Conselho Nacional de Justiça, confirma a eficiência das Varas do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (Piauí). O relatório, destaca a 4ª Vara do Trabalho de Teresina e a Vara do Trabalho de Oeiras pelo cumprimento da Meta nº 1 do CNJ, que consiste em julgar uma quantidade maior de processos do que os distribuídos em 2013.

Segundo a juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de Teresina, Basiliça Alves da Silva, o bom resultado se deve à dedicação e empenho de juízes e servidores, que estão sempre atentos aos prazos e buscam atuar com rapidez na tramitação dos processos. “Estamos cumprindo todas as metas e, quanto aos julgamentos dos processos, passamos muito além do que estava estabelecido. Isso é resultado de um trabalho conjunto de juízes e servidores, mas principalmente os servidores que se esforçam e acreditam no cumprimento das metas”, declara a juíza, ao frisar que os números são animadores e servem de incentivo e motivação para continuar prestando um bom serviço jurisdicional.

A mesma opinião tem a juíza Alba Cristina da Silva, titular da Vara do Trabalho de Oeiras. Ela também atribui o cumprimento das metas aos servidores. “Nossos servidores são muito empenhados e dedicados. Trabalhamos sempre com a intenção de resolver a tramitação dos processos da maneira mais rápida possível”, destaca.

Alba ressalta que na Vara do Trabalho de Oeiras foi adotado o sistema de “Audiência Una”, que consiste em realizar todos os atos em uma única sessão, desde a fase da conciliação até a sentença, passando pela contestação, impugnação e produção de provas, quando necessário. A juíza explica que esse sistema tem permitido dar mais celeridade à tramitação e acelerar o fluxo de processos. “Realizamos cerca de 150 audiências por mês e julgamos entre 80 e 100 processos. Buscamos, com este sistema, dar fluxo a essa demanda”, explica.

A Semana de Conciliação também é citada como uma das ações que contribuem para o julgamento e resolução dos processos, uma vez que proporciona acordos de litígios em tramitação. De modo geral, o TRT Piauí cumpriu oito das dez metas estabelecidas pelo Poder Judiciário, ficando mais uma vez em destaque entre os tribunais de pequeno porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat