A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) – órgão da Advocacia-Geral da União (AGU) responsável pela defesa da União em causas fiscais e pela cobrança de créditos tributários e não tributários – ganhou o reforço de 160 procuradores da Fazenda Nacional. Os mais novos membros da instituição tomaram posse nesta segunda-feira (05/12), em cerimônia realizada em Brasília (DF).
“Os integrantes da PGFN prestam relevantes serviços para o Estado democrático de Direito. Pois o que é arrecadado é revertido em políticas públicas em prol da sociedade”, destacou a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, durante o evento. “E essa atividade arrecadatória é frágil sem a figura do procurador da Fazenda. Quando ganhamos nas cortes e tribunais, quem se beneficia é o cidadão, a população brasileira. E isso é motivo de estímulo. De ânimo que hoje está ainda mais renovado, com o ingresso dos senhores na instituição”, completou.
O procurador-geral da Fazenda Nacional, Fabrício da Soller, enfatizou que o órgão tem inúmeras e relevantes atribuições, a começar pela cobrança dos devedores de impostos. O dirigente lembrou que a dívida ativa da União já supera R$ 1,8 trilhão e que a recuperação dos valores é fundamental para tornar o sistema tributário brasileiro mais justo.
“Esse dia ficará marcado na vida de cada um de vocês. É um dia muito especial para vocês e suas famílias. Mas também é um dia muito importante para a instituição na qual vocês ingressam. Muitas são as responsabilidades que cairão sobre seus ombros. Não tenham receio de desempenhá-las, pois é isso que a sociedade brasileira espera. Atuem com responsabilidade e zelo na defesa do erário, do patrimônio público. Lembrem que o Estado existe para servir o cidadão”, assinalou.
Aprovada em primeiro lugar no concurso, a procuradora da Fazenda Thais Cani Bussular lembrou, em discurso representando os recém-empossados, que a trajetória de preparação para o cargo exigiu dos novos membros da AGU muita dedicação e sacrifício. Mas ponderou que o maior desafio ocorrerá agora, quando começarem a desempenhar suas atividades.
“Aqui neste auditório estão reunidas pessoas das mais diversas procedências geográficas, com histórias de vida distintas, experiências e trajetórias particulares. Mas que, sem dúvida, compartilham a convicção de que a concretização deste momento se deveu a muito trabalho e fadiga. A posse dos procuradores, sobretudo em momento que o país atravessa crise econômica e os recursos estatais minguam, regenera a esperança de que novos horizontes podem ser trilhados rumo à defesa do interesse público e à concretização da justiça social”, concluiu Bussular.
Nos próximos dias, os novos procuradores irão participar de palestras e encontros com dirigentes das mais diversas áreas da PGFN, tendo a oportunidade de conhecer mais a fundo como o órgão funciona e atua. A maioria dos novos membros da instituição serão lotados na região Norte do país e no interior paulista.
Fonte: www.agu.gov.br
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro