Nesta sexta-feira (11), o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul instala mais dois Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Desta vez, as comarcas de Dourados e Ponta Porã contarão como mais este espaço para a prática dos métodos autocompositivos de solução de conflitos. O presidente do TJMS, Des. João Maria Lós, participará do evento, juntamente com o Des. Romero Osme Dias Lopes, coordenador da área de mediação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC).
Em Dourados, a cerimônia de instalação do Cejusc começa às 10 horas, no Fórum da comarca, localizado na Av. Presidente Vargas, 210, no Jardim América.
Em Ponta Porã, a cerimônia ocorre às 15h, no Fórum da comarca, localizado na rua Baltazar Saldanha, 1.817.
No interior do Estado, três comarcas já tem Cejusc instalado. Na capital os Centros de Solução de Conflitos funcionam em parceria com Universidades, Defensoria Pública, Associação Comercial, além do centro instalado dentro do Tribunal de Justiça, considerado um dos mais eficientes do país.
Com a instalação dos Cejusc, a ideia é estender o serviço para todas as comarcas sul-mato-grossenses, conforme estabelece a Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.
A proposta é substituir a cultura da sentença e questões de família e vizinhança, por exemplo, não serão resolvidas com uma sentença. Apenas uma Mediação ou Conciliação feita por profissional capacitado pode tirar o sentimento negativo de mágoa, rancor e frustração que as pessoas carregam e que dificultam a autocomposição – este será o principal foco do Cejusc.
Fonte: http://www.tjms.jus.br/
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro