Tribunal de Justiça da Paraíba lançará o primeiro curso na modalidade à distância

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Capacitação, lançará, a partir do dia 25 de agosto, o primeiro curso totalmente virtual, genuinamente criado pela equipe da GECAP. Trata-se do curso sobre “Expedição de Alvarás de Soltura”, que terá como público-alvo equipe de servidores de um dos cartórios criminais da Capital paraibana, ainda a ser definida.

Segundo o diretor de gestão de pessoas, Einstein Leite, como é o primeiro curso na modalidade à distância, foi estruturado de uma forma bem simples, sem tutoria (sem o acompanhamento de um professor virtual), como projeto-piloto no modo experimental, “o que possibilitará aos servidores participantes a elaboração de críticas e/ou sugestões”, conforme ressaltou Einstein.

Após a formatação da versão definitiva, o curso será estendido aos servidores das demais unidades judiciárias do Estado, notadamente àqueles que necessitam ampliar seus conhecimentos sobre o tema. “Com certeza estamos plantando uma semente que produzirá bons frutos”, destacou o diretor.

Para Cláudio Cavalcanti, atual gerente de capacitação, “as atuais restrições orçamentárias do TJ obrigam-nos a mudar nossa postura, nosso foco de atuação. Além da diminuição dos custos operacionais para capacitar e formar servidores, o desenvolvimento de cursos na modalidade à distância permite um longo alcance, pois não existem fronteiras para a transmissão do conhecimento, já que ele é virtualizado”.

Uma melhor adequação de horários também é favorecida por essa modalidade de ensino-aprendizagem, segundo acrescentou Cláudio Cavalcanti. “Esperamos que seja o primeiro de muitos cursos”, arrematou.

O curso foi desenvolvido pela analista judiciária Socorro Fernandes, atual supervisora da Gerência de Capacitação e instrutora das capacitações desenvolvidas para os servidores recém-nomeados, com o tema ‘práticas cartorárias criminais’. A referida servidora acumula uma sólida experiência de mais de 10 anos atuando em cartórios da área criminal.

Destaque-se que várias unidades participaram da construção do projeto, a exemplo da Gerência de Atendimento e de Sistemas, ambas da Diretoria de Tecnologia da Informação, que desenvolveram o Ambiente Virtual de Aprendizagem (denominado AVA), propício para elaboração do conteúdo do curso.

Próximos passos

Após a formatação da versão definitiva, o curso será aberto às demais Varas que atuam com feitos criminais, conforme esclarecimento prestado acima. Porém, a Diretoria de Gestão de Pessoas do TJPB (DIGEP), em articulação com a Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT 13ª Região (SEGEP), possivelmente lançara, em breve, mais três cursos na modalidade à distância, sem tutoria, com abordagem direcionada aos seguintes temas: 1) Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); 2) O Líder Moderno, e 3) Introdução à Gestão Estratégica. No momento oportuno, informações a respeito da abertura de vagas para esses cursos serão divulgadas por este mesmo canal. A Gerência de Capacitação também providenciará a divulgação por meio de Ofício, através do sistema de malote digital.

Outra questão importante é que a DIGEP está analisando a possibilidade de regulamentação de um sistema de instrutoria interna no âmbito do Poder Judiciário paraibano. A ideia inicial é que com isso, os servidores que detenham profundo conhecimento sobre temas ou áreas de interesse do Tribunal de Justiça, também possam produzir cursos de capacitação virtualizados (em EAD – Educação à Distância), permitindo a disseminação do conhecimento organizacional, com vistas ao fortalecimento da Instituição. Nesse sentido, após minucioso estudo sobre os modelos existentes nos demais Tribunais do País, bem como sobre o impacto orçamentário de tal medida, a DIGEP empreenderá esforços junto à Presidência do TJPB, buscando a efetivação de mais esse benefício em prol dos servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat