O ministro Luiz Fux tomou posse nesta quinta-feira (14/8) como ministro efetivo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele ficará no lugar do ministro Marco Aurélio, que deixou o tribunal após completar mandato de dois anos na cadeira destinada a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Fux já pertence à corte, mas atuava como ministro substituto.
Como é praxe, não houve discurso. Fux apenas fez o juramento ao assinar o termo de posse. “Prometo, bem e fielmente, cumprir os respectivos deveres e atribuições, em harmonia com a Constituição e as leis da República.”
Fux nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro ministro do STF indicado na gestão da presidente Dilma Rousseff.
O TSE é composto por sete ministros. A presidência é ocupada por ordem de antiguidade entre os três ministros do STF que também compõem o tribunal eleitoral. Dois ministros oriundos do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois membros da advocacia completam a composição do TSE.
18 de dezembro
18 de dezembro
18 de dezembro
18 de dezembro