TJDFT inaugura Fórum do Guará nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 14/2, o TJDFT inaugura o Fórum do Guará, localizado na QE 25, Área Especial Cave, próximo ao metrô, no Guará I. A solenidade de inauguração do novo fórum está marcada para 15h.

A construção do prédio teve início em 2012, com o lançamento da pedra fundamental, em terreno doado pela Terracap. A Coordenação de Obras do TJDFT – COB, foi a responsável pelos projetos de arquitetura e engenharia e pela gestão da obra, a empresa responsávavel pela execução da obra foi a Porto Belo Construções e Comércio LTDA. Com toda a documentação em dia, alvará e habite-se, o novo Fórum contará inicialmente com dois Juizados de Competência Geral e com a Coordenadoria de Conciliação de Precatórios que passará a funcionar no local.

A nova Casa de Justiça receberá o nome da Desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga Haynes, conforme a Portaria GPR 1690, de 5 de dezembro de 2013. A homenagem foi decidida em sessão plenária realizada no final de 2013. A magistrada, falecida em 2011, foi servidora da Casa, Juíza de Direito e a primeira e única mulher a exercer o cargo de Presidente e Corregedora do TJDFT. Também foi Vice-Presidente, Corregedora e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, ocasião em que comandou a primeira eleição do Distrito Federal para o Senado e a Câmara Federal.

A Desembargadora Maria Thereza também dá nome ao Espaço Literário do TJDFT, reinaugurado em 2013, após reforma que buscou adequar as instalações a melhor conservação da produção literária do Tribunal. Após a aposentadoria, em 1991, a Desembargadora integrou e coordenou a Comissão de implantação do Conselho Gestor do Programa Memória do Tribunal, sua atuação foi determinante no desenvolvimento das atividades relacionadas ao Programa, em especial, nas comemorações, em 2010, dos 50 anos da Justiça do Distrito Federal.

O Fórum do Guará vai absorver alguns dos processos que tramitam no Fórum de Brasília. Em dezembro de 2013, a administração do TJDFT comemorou o recebimento da carta de HABITE-SE da obra, visto que possibilitou inaugurar o novo prédio em conformidade com o artigo 140 do Regimento Interno Administrativo do Tribunal. Ao longo do tempo, a administração superior analisará a demanda de processos na circunscrição e a instalação de novas serventias judiciárias no local.

O novo fórum será dirigido pela juíza do TJDFT Oriana Piske de Azevedo Barbosa. A designação da magistrada para direção do fórum foi publicada na Portaria GC nº 16, de 14 de fevereiro de 2014. Segundo a portaria, o mandato da magistrada no cargo de diretora será de um ano, a contar do dia 14/02/2014. A juíza atualmente é titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat