A Corte Especial do STJ apreciou questão de ordem em inquérito, nesta quarta (15/05), e afastou por unanimidade um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, acusado de ter exigido dinheiro a advogado de uma das partes envolvidas em autos sob sua responsabilidade.
Magistrado – O Superior Tribunal de Justiça não divulgou o nome do magistrado ou número dos autos de inquérito em razão do sigilo judicial. O desembargador afastado, todavia, trata-se de Arthur Del Guércio Filho.
De acordo com informações da Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ, o relator do inquérito, ministro João Otávio de Noronha, votou pelo afastamento do desembargador até o final das apurações – Guércio Filho não terá prejuízos em seus vencimentos, todavia.
Histórico – Arthur Del Guércio Filho foi afastado administrativamente pelo TJ/SP, no último dia 3 de abril, após ser denunciado, em 18 de março, por um juiz aposentado que atua como advogado.
O advogado acusou o desembargador de ter pedido R$ 35 mil para quitar um empréstimo. Outros advogados relataram ao TJ/SP acusações análogas contra o desembargador.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro