Discursando em nome de 11 mil advogados sul-mato-grossenses, o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues parabenizou os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul que chegam ao mais alto patamar de suas carreiras citando Rui Barbosa. “Todo bom magistrado tem muito de heroico em si mesmo”. Na oportunidade, Júlio Cesar aproveitou também para fazer afirmações que ele considerou um desabafo dos advogados, retomando velhos temas que insistem em permanecerem atuais.
Júlio Cesar destacou durante a solenidade de posse da nova diretoria do TJ/MS, nessa sexta-feira, 1° de fevereiro, a lentidão da justiça, o que, segundo ele é um desânimo para qualquer cidadão na busca de seus direitos. “Para limpar as vias do Judiciário é imprescindível um choque de gestão. A reforma constitucional do Judiciário, como bem sabemos, não deu fim à morosidade”, destacou Júlio Cesar.
O presidente da Seccional lembrou a indispensável importância do advogado na cadeia da justiça e dos avanços que a Ordem vem conquistando para a maior qualificação profissional destacando aplicação do Exame da Ordem como instrumentos para alcançar o nível de exigência de uma sociedade moderna. “Sem o advogado a justiça não se completa”, afirmou. E foi veemente ao dizer das agruras que os profissionais da advocacia vivem em Mato Grosso do Sul.
Júlio Cesar afirmou que os advogados não suportam diversas situações que violam os preceitos da boa qualidade dos trabalhos desses profissionais como: ficar em filas para ser atendido nos cartórios, esperar por meses para expedição de um simples alvará ou aguardar anos para a decisão final do processo. Segundo o presidente da OAB/MS o advogado também não suporta mais ver seu honorário, após anos de trabalho e empenho, arbitrado fora do parâmetro legal. E por fim declarou, o advogado não suporta mais a instabilidade do sistema do processo eletrônico. “Esse é o desabafo da advocacia sul-mato-grossense, são pontos que precisam mudar”.
O presidente Júlio Cesar afirmou que a advocacia espera estar irmanada com a magistratura e com o Ministério Público na busca das soluções “que haveremos de encontrar juntos”. Júlio Cesar voltou a lembrar que, sob sua liderança, a Ordem sempre será de luta com firmeza, sensatez e muito diálogo.
(Assessoria de imprensa da OAB/MS)
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro