Tribunal de Ética e Disciplina divulga relatório de julgados em 2012

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MS divulgou relatório com o número de processos julgados durante o ano de 2012. Ao todo 869 processos foram julgados pelas Turmas e pelo Pleno do Tribunal.

A diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MS é composta pelo presidente Ladislau Ramos; o vice-presidente Euclydes José Bruschi Júnior e pelo secretário-geral Marco Aurélio Ronchetti de Oliveira.

Até o dia 21 de dezembro de 2012, o Tribunal Pleno de Ética e Disciplina julgou um total de 12 processos. Desta maneira, quatro advogados receberam como punição a suspensão preventiva por desvios éticos-disciplinares.

A 1ª Turma julgou 246 processos. A Turma é composta pelo presidente Jair de Alencar, secretário Antonio Nunes da Cunha e membros: Paulo Essir, Pedro Carmelo Massuda, Belkiss Galando Gonçalves Nantes, Vilson Lovato, Hilton Pereira Varga e Oswaldo Barbosa de Almeida.

A 2ª Turma julgou 289 processos éticos-disciplinares. A Turma é composta pela presidente Zuila Fernandes Peixoto, secretário Tales Trajano dos Santos e membros: Marco Aurélio Ronchetti de Oliveira, Nelson da Costa Araújo Filho, Antonio Gonçalves Neto, Mozart Vilela Andrade, Magno Fernando Garcia de Brito e Euclydes José Bruschi Júnior.

Já a 3ª Turma do Tribunal de Ética julgou em 2012 total de 322 processos. A Turma é composta pelo presidente Cleiry Antonio da Silva Ávila, secretário Márcio Lolli Ghetti e membros: Ademir de Oliveira,Naudir de Brito Miranda, Orcelino Severino Pereira, Honório Benites Júnior, Harrmad Hale Rocha e Arlindo Pitaluga.

Relatório 2010/2012

Em apenas dois anos o número de processos julgados pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MS cresceu quase 110%. Em 2010 foram julgados 399 processos, sendo 388 pelas Turmas e 11 no Pleno do Tribunal. No ano passado, esse número mais que duplicou, com total de 869 processos.

Mutirões da Secretaria de Ética e Disciplina

A Secretaria de Ética e Disciplina da OAB/MS também realizou mutirões para o julgamento de 960 processos éticos e disciplinares apenas no primeiro semestre de 2012. Este número foi seis vezes superior ao registrado em todo o ano de 2011.

Para o presidente do TED, Ladislau Ramos, os mutirões têm papel fundamental para o Tribunal. “São muitos processos e recursos. Ações como esta ajudam a dar andamento aos trabalhos”, comentou.

A lista com o nome dos advogados suspensos pela OAB/MS pode ser vista clicando aqui (http://www.oabms.org.br/Etica/Suspensos) ou na aba Ética e Disciplina, Advogados Inaptos, no site da OAB/MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat