O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul escolheu, na tarde de ontem (31/10), os desembargadores que integrarão a nova administração da corte estadual para o biênio 2013/2014.
Administração – O desembargador Joenildo de Sousa Chaves foi escolhido o novo presidente do TJ/MS; a vice-presidência ficará sob responsabilidade do desembargador João Batista da Costa Marques; a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges será a corregedora-geral de Justiça.
O novo presidente apontou suas expectativas de dirigir o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul: “Procuraremos seguir a rota traçada desde o Des. Leão Neto do Carmo até a atual administração, e compartilhar os trabalhos, chamando a todos para administrar juntos. De mãos dadas, procuraremos trabalhar em prol da justiça. Muito obrigado pela confiança e tenham a certeza do nosso empenho neste trabalho”.
Joenildo de Sousa Chaves – Baiano de Ourives, o magistrado é graduado em Direito (Faculdade de Direito do Norte de Minas) e é pós-graduado em Direito de Empresa (UFMG). Ingressou na magistratura sul-mato-grossense em 1980 como juiz de direito da comarca de Amambai. Joenildo foi promovido a desembargador em 1995.
João Batista da Costa Marques – Sul-mato-grossense de Bela Vista, o desembargador é formado em Direito (PUC-PR) e Criminologia (Faculdade de Direito de Curitiba). Chegou à magistratura em 2000 pelo Quinto Constitucional, oriundo do Ministério Público – carreira iniciada em 1980. Já exerceu o cargo de vice-presidente do TJ/MS nos biênios 2009/2010 e 2011/2012.
Tânia Garcia de Freitas Borges – A futura corregedora-geral de Justiça é campo-grandense. Formada em Direito (antiga FUC-MAT, atual UCDB) e pós-graduada em Processo Civil e Direito Agrário (PUC). Oriunda do Ministério Público, onde atuava como procuradora de Justiça, Tânia Borges chegou à magistratura em 2003 pelo Quinto Constitucional.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro