Os ministros que integram o plenário do Supremo Tribunal Federal aprovaram, na sessão de ontem (30/08), os nomes dos advogados que integrarão a lista tríplice a ser submetida à presidente Dilma Rousseff para a escolha do novo ministro para compor o Tribunal Superior Eleitoral.
Nomes – Compõem a lista a ser submetida à presidente da República os seguintes advogados: Henrique Neves, Luciana Lóssio e Admar Gonzaga. Lóssio é, atualmente, ministra substituta do TSE.
Dilma Rousseff escolherá o advogado/jurista que substituirá o ex-ministro Marcelo Ribeiro, que deixou a corte superior eleitoral após a conclusão de seu segundo biênio como ministro do TSE, no último dia 30 de abril.
Composição – A Constituição Federal expressa que o Tribunal Superior Eleitoral será composto por, no mínimo, sete magistrados (artigo 119) – três oriundos do STF, incluindo os seus presidente e vice; dois do STJ; e outros dois advogados.
Integram, atualmente, a corte superior eleitoral os seguintes ministros: Cármen Lúcia Antunes Rocha, Marco Aurélio de Mello, José Antonio Dias Toffoli, Nancy Andrighi, Laurita Vaz e Arnaldo Versiani. Está aberta uma das vagas destinada à advocacia.
16 de dezembro
16 de dezembro
16 de dezembro
16 de dezembro