Produção industrial cresce 0,2% em junho

A produção industrial brasileira cresceu 0,2% em junho na comparação com maio, na série com ajuste sazonal, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Na comparação com junho de 2011, a atividade da indústria recuou 5,5%.

Apesar de ter melhorado em relação ao indicador de maio (na comparação com abril), que havia caído 0,9%, o índice do IBGE ficou abaixo das expectativas. O mercado projetava alta de 0,30% a 1,70% para o sexto mês, com mediana positiva de 0,80%. Já, ante junho de 2011, as estimativas giravam em torno de – 4,50%¨. Até junho, a produção da indústria nacional acumula quedas de 3,8% no ano e de 2,3% nos últimos 12 meses.

Média – A produção industrial de junho apresentou queda na média móvel trimestral, de 0,4%, segundo o IBGE. A retração de 5,5% ante o mesmo mês de 2011 é o décimo resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação e a mais intensa desde setembro de 2009 (-7,6%). A taxa anualizada de -2,3% manteve a trajetória descendente iniciada em outubro de 2010 (11,8%), assinalando a taxa negativa mais intensa desde fevereiro de 2010 (-2,6%)

O governo tem anunciado uma série de medidas para estimular a indústria, principalmente por meio da redução de impostos de automóveis, móveis e eletrodomésticos. Além disso, baixou os juros básicos do Brasil (taxa Selic) para seu menor patamar a fim de dar um impulso ao consumo. A taxa Selic atual é de 8% e os analistas ainda projetam queda este ano.

Mesmo assim, economistas ouvidos pelo Banco Central no relatório Focus desta semana mantiveram suas perspectivas negativas para a indústria. Eles baixaram de -0,04% para -0,44% o resultado da produção industrial para este ano. Porém, para o ano que vem, a estimativa é de melhora, na casa de +4,30%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat