Medalhista de Ouro em Olimpíadas de Sydney é condenado por tráfico de drogas

A juíza federal Maria Isabel do Prado, da 2ª Vara Federal em Guarulhos (SP), condenou o búlgaro Galabin Pepov Boevski – medalhista de Ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000) em levantamento de peso – a nove anos e quatro meses de prisão, pela prática do crime de tráfico internacional de drogas.

Caso – De acordo com informações da Justiça Federal de São Paulo, Galabin Boevski foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 24 de outubro de 2011, tentando embarcar para a Bulgária com sete quilos de cocaína, camuflados em sua bagagem.

Em depoimento à Justiça, o ex-atleta se declarou inocente. Boevski afirmou que comprou as malas no Brasil e que a droga encontrada na bagagem já estaria camuflada em seu interior.

Autor da ação penal, o Ministério Público Federal afastou a tese de defesa, destacando que não existiriam motivos para que um traficante abandonasse sete quilos de cocaína em malas que seriam vendidas de forma aleatória. O MPF também apontou que a cocaína tem preço estimado de US$ 70 mil/kg – a droga “esquecida” teria valor próximo a meio milhão de dólares.

Sentença – A magistrada não acolheu as razões de defesa e julgou procedente a ação penal. Maria Isabel do Prado ponderou não ser possível que o réu não tivesse constatado a presença do peso “extra” das malas quando as comprou.

Outro ponto destacado na decisão condenatória é que, ainda que a droga não tenha chegado à Europa, para a configuração do crime de tráfico internacional de drogas não há a necessidade de sua consumação, “bastando haver apenas a intenção materializada no fato de o agente trazer em seu poder a droga”, decidiu.

Ao dosar a pena do campeão olímpico, a juíza lembrou sua reputação no meio esportivo e sua condição de exemplo aos jovens: “o réu é pessoa de notória reputação pública no mundo esportivo internacional, sendo referência de conduta social a jovens e outras pessoas, tendo agido ao envolto dessa condição privilegiada de celebridade para perpetrar o delito”.

A magistrada concluiu sua decisão, enfatizando o alto grau de culpabilidade de Galabin Pepov Boevski: “sua notável reputação de celebridade esportiva, assim como seu nível social, são suficientes a apontar uma culpabilidade acima da média, posto que suas condições pessoais favoráveis criam uma sociedade de obediência às leis e ao Estado”.

Olimpíadas de Sydney – Galabin Pepov Boevski foi campeão olímpico em levantamento de peso na modalidade até 69 quilos. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, Boevski estabeleceu novo recorde para a categoria ao levantar 357,5 kg – 162,5 kg na modalidade arranque e 196 kg na de arremesso. O atleta estava no Brasil acompanhando a filha, que disputou campeonato de tênis em Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat