A Sedep (Serviço de Entrega de Despachos e Publicações) comemora 31 anos em 2012. A empresa nasceu com a iniciativa de Walter Ferreira de criar uma ferramenta para tornar mais fácil o cotidiano dos advogados. Antes, para acompanhar processos e publicações jurídicas, os advogados tinham de fazer consultas diárias aos jornais, o que demandava bastante tempo.
A Sedep foi criada em 1981, em Campo Grande, com dois funcionários e aproximadamente 15 clientes. A ideia era simples, porém, trabalhosa. Ferreira montou uma equipe que comprava todos os jornais oficiais de Campo Grande, fazia a varredura de informações importantes para os advogados, recortava, colava e catalogava para entregar àqueles que eram clientes, de moto e até de bicicleta. O resultado não podia ser outro: a Sedep deu certo, caiu no gosto dos advogados, cresceu, ganhou credibilidade e as inovações não pararam mais.
Em 1998 entra no ar o primeiro site. A iniciativa, pioneira no segmento no país, oferecia ao advogado os acompanhamentos e despachos das publicações e processos por e-mail, ou pelo sistema disponível no site, para quem fosse assinante. A partir de 2005, outra novidade: os advogados com atuações nos Estados de Mato Grosso, Pará, Acre, Rondônia e Amapá, também passaram a contar com o serviço de acompanhamento de processos e publicações.
Mas a tarefa ainda era árdua. “Houve vezes em que as equipes precisavam começar os trabalhos às 3 da manhã. Mesmo em 2005, os jornais ainda não tinham versões eletrônicas, então era necessário recortar, colar, escanear e pôr no site, na área restrita de cada cliente”, lembra Ferreira.
Ele se enche de orgulho ao lembrar que, apesar de sua inspiração inicial para criar a ferramenta, a ideia de conceber o sistema digital e oferecer diversos serviços que viriam a facilitar o cotidiano do advogado, foi dos seus filhos. “E esse é o espírito da Sedep até hoje: família. A base administrativa da empresa é familiar, todos têm funções específicas e o tratamento com os funcionários segue a mesma linha. Somos uma família”, destaca Ferreira.
Com base nestes valores, a Sedep vem celebrando suas conquistas. Para construir, testar e operacionalizar a tecnologia disponível atualmente no site, a empresa contratou apenas profissionais de Mato Grosso do Sul. “Formar uma equipe de colaboradores especializados não foi fácil. Eles tiveram de aprender duas vezes: as necessidades do advogado e estudar muito para criar as soluções tecnológicas ideais”, explica Ferreira.
Em 2007, as atividades começaram a ser automatizadas. Os diários oficiais passaram a ser eletrônicos, disponíveis em formato texto, o que permitiu a captura das informações ser mais ágil e funcional. “Hoje, o sistema busca os jornais on-line e traz para o nosso site, na conta do cliente”, diz Ferreira.
A revolução aconteceu em 2010 quando, após dois anos de elaboração, testes e estudos, foi lançado o sistema FAZ, um gerenciador de escritórios de advocacia completo e totalmente on-line. Com ele, o advogado faz consulta de andamentos processuais, acompanhamento de publicações, organiza agenda, as finanças e conta, ainda, com um acervo de jurisprudências e jornais oficiais de todo o Brasil. E isso, com apenas um computador conectado à Internet, em qualquer lugar do mundo. Para acessar o FAZ, o advogado não precisa instalar ou baixar aplicativo, ele faz tudo on-line.
A constante procura por inovações e o oferecimento variado de serviços rendeu à Sedep, em 2012, uma carteira com mais de 10 mil clientes e uma equipe de 100 pessoas trabalhando para atender as demandas, que agora vêm de todo o Brasil.
De acordo com Ferreira, a chave para essa explosão de resultados está na equipe. A empresa adota uma gestão colaborativa, moderna, onde as cobranças por resultados são feitas, mas o colaborador tem liberdade para dar ideias e sugestões, o que acaba criando um ambiente de trabalho saudável, propício à criatividade. “Aqui nossas equipes são pagas para inventar! Quero novidades todos os dias”, brinca Ferreira. Essa política contribui para que a Sedep tenha mais produtividade, baixa rotatividade de funcionários e engajamento.
O empreendedorismo de Walter Ferreira não pretende parar tão cedo. A Sedep completou 31 anos no dia 1º de maio preparando mais projetos, mais facilidades e ferramentas para oferecer aos advogados.Nos próximos meses estão programadas palestras com juristas renomados. Será lançado um gerenciador eletrônico de documentos.
Sedep comemora 31 anos
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro