O ministro Carlos Ayres Britto assumiu nesta quinta-feira (19/4) o mais alto cargo do Poder Judiciário brasileiro: a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal). Em sua gestão, o ministrou se comprometeu a buscar o diálogo e propôs um “pacto pró-Constituição” entre os Três Poderes da República.
Por volta das 16h, no plenário do Tribunal, em Brasília, Cezar Peluso fez o seu último discurso como presidente do Supremo e declarou empossado o colega Ayres Britto. Eleito por seus pares, o ministro exercerá um curto mandato na chefia do Supremo. Ao completar 70 anos de idade, em novembro deste ano, Ayres Britto é obrigado a se aposentar e deixar a Corte. Durante a sua gestão, o ministro terá ao seu lado Joaquim Barbosa, que assumiu a vice-presidência também nesta quinta.
A cerimônia de posse teve início com a execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora Daniela Mercury. Em seguida, Ayres Britto leu o termo de compromisso do cargo, no qual assume a responsabilidade de cumprir bem e fielmente os deveres do posto, em conformidade com a Constituição Federal e com as leis da República.
Além dos demais ministros integrantes da Corte, o plenário do STF também recebeu a presença de membros de todos os poderes republicanos. Ladeavam o já empossado Ayres Britto, a presidente Dilma Rousseff, e seu vice, Michel Temer. Em função do estado de saúde de José Sarney (PMDB-AP), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) foi a encarregada de representar o Senado. Por sua vez, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), esteve em nome dos deputados federais.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro