As operadoras de planos privados de assistência à saúde poderão contratar instituições acreditadoras, conforme instrução normativa da Agência Nacional de Saúde, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9/12). A informação é da Agência Brasil.
O objetivo é buscar um padrão de qualidade para os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças. Com isso, a ANS quer estimular as operadoras a utilizarem o Manual de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar. A intenção é tornar mais simples o processo de aprovação, pela agência, dos formulários de cadastramento de programas previamente acreditados.
A acreditação é um processo de avaliação que busca dar credibilidade e transparência às ações de um prestador de serviço, por exemplo. Como os métodos de avaliação de acreditação preveem estabelecer indicadores em saúde voltados para melhorar a qualidade do cuidado ao paciente, a ANS espera que, ao passar por este processo, as operadoras consigam melhorar o desempenho das atividades no que diz respeito à promoção da saúde e à prevenção de doenças. As operadoras interessadas em participar dos programas de melhoria no atendimento aos usuários devem se cadastrar no site da ANS.
30 de janeiro
30 de janeiro
30 de janeiro
30 de janeiro