O presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, inaugura na próxima segunda-feira (8/6) a Casa de Justiça e Cidadania de Florianópolis, em Santa Catarina. Na ocasião, serão firmados acordos com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da comunidade local. A solenidade está marcada para às 10h, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
As duas Casas, que funcionarão em Florianópolis e no Balneário Camboriú, são fruto de projeto do CNJ lançado em 2008. Com os centros, a proposta é aproximar os cidadãos do Poder Judiciário com ações que os ajudem a resolver seus problemas. As Casas funcionarão com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Esses tribunais e o CNJ oferecerão serviços jurídicos aos cidadãos catarinenses para facilitar o acesso à Justiça.
À tarde, o ministro Gilmar Mendes estará em Camboriú para assinar convênio com a Universidade do Vale do Itajaí para criação do Núcleo de Advocacia Voluntária, que prestará assistência judiciária aos apenados do presídio do município de Itajaí. Será firmado ainda convênio com o Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, a Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania e Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O acordo vai permitir que presos de Itajaí façam curso de formação para pescador profissional.
A Casa de Justiça e Cidadania do Estado da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, terá como sede a Rua Crisógeno Vieira da Cruz s/n. Já a do Balneário Camboriú ficará na Quinta Avenida, 990, Bairro dos Municípios). Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Nacional de Justiça.
30 de janeiro
30 de janeiro
30 de janeiro
30 de janeiro