Vítima de estupro – Justiça britânica derruba prazo para processar agressor

A Alta Corte britânica alterou a lei que previa que vítimas de abuso sexual só poderiam processar o agressor até seis anos após o crime. Em decisão desta quarta-feira (30/1), fica estipulado que caberá aos juízes decidir o prazo mediante análise de cada caso em particular. Ou seja: o tempo de seis anos pode ser dilatado. As informações são da CNN.

Em novembro do ano passado, uma vítima de estupro em 1988, hoje com 79 anos, decidiu voltar à Justiça e pedir a revisão da lei que a impedia de mover uma ação contra o estuprador. Ela é uma professora aposentada. Foi atacada por Ioworth Hoare, de 53 anos, em um parque na região de Leeds, ao sul de Londres.

Hoare já havia cometido outros crimes iguais. Em 1989 foi condenado à prisão perpétua. Em 2004, em uma saída provisória da prisão, Hoare comprou um bilhete da loteria e ganhou sete milhões de libras.

Em março de 2005, Hoare ganhou liberdade condicional. Hoje reside numa mansão avaliada em US$ 1 milhão. Como não tinha dinheiro, suas vítimas optaram por não processá-lo civilmente. Com a decisão desta quarta-feira, a professora aposentada encontrou brecha para processar o agressor.

Revista Consultor Jurídico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?