TRT e UFMS firmam acordo para execução do Projeto Educação, Trabalho e Justiça

Foi assinado hoje, 13 de agosto, o Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que permitirá a execução do Módulo de Audiências Simuladas como parte do Projeto “Educação, Trabalho e Justiça”. Assinaram o documento o Presidente do TRT, des. Ricardo Geraldo Monteiro Zandona, a Reitora da UFMS, Drª. Célia Maria da Silva Oliveira, o Diretor da Escola Superior da Magistratura do TRT da 24ª Região, des. Francisco das Chagas Lima Filho, e a Pró-Reitora de Planejamento, Drª. Marize Terezinha Lopes.

Um dos objetivos do Projeto é promover a interação da Justiça do Trabalho com a comunidade escolar e acadêmica. O Módulo de Audiências Simuladas pretende oferecer, ao acadêmico de Direito, o exercício da prática jurídica na Justiça do Trabalho, inclusive na oralidade. Nas audiências simuladas, o aluno atuará no papel das partes, advogados e auxiliares da justiça, e um Juiz do Trabalho conduzirá os atos e o julgamento da causa, além de atuar didaticamente, orientando sobre o melhor desempenho dos acadêmicos.

Durante a assinatura do Acordo, o Presidente do Tribunal, des. Ricardo Zandona, disse que “além do exercício técnico-jurídico, esperamos que o resultado da interação entre o judiciário trabalhista e a comunidade estudantil possa auxiliar o jovem e o adulto a compreender o trabalho como uma condição humana e o valor e o desempenho da Justiça sobre esse inabalável direito social”.

A Reitora da UFMS, Drª. Célia Maria da Silva Oliveira, afirmou que “além de contribuir para a melhoria do ensino no curso de Direito, a execução do Projeto será muito útil para todos os alunos interessados, não só acadêmicos de Direito”.

O Projeto “Educação, Trabalho e Justiça” é uma realização do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e tem, em sua coordenação, o Serviço de Documentação e o Centro de Memória e Cultura do TRT. A Escola Superior da Magistratura da 24ª Região, bem como a UFMS e a Secretaria Estadual de Educação são instituições parceiras do Projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?