TJRJ promove palestra para os funcionários sobre gripe A (gripe suína)

Engajado na política de ação contra a gripe, em especial, a do tipo A (gripe suína) e preocupado com a saúde de seus magistrados e funcionários, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter, propôs um maior esclarecimento sobre o assunto que tem preocupado autoridades de saúde no mundo inteiro. Para isso, o Departamento de Saúde do TJ realizará amanhã, dia 31, às 14h, uma palestra com os médicos sanitaristas da Secretaria de Saúde do Estado, Marisa Santos e Luís Maurício, em conjunto com médicos do Tribunal, entre eles, a diretora de Saúde Ocupacional do Departamento de Saúde do TJRJ, Lílian Sznajder. O local das discussões será o auditório Desembargador José Navega Cretton, localizado no 7º andar, lâmina I, no Fórum do Rio.

Na ocasião, será feita ainda uma videoconferência para todos os Núcleos Regionais, a fim de que os funcionários das comarcas do interior possam acompanhar os debates. Outra forma de orientar os servidores na obtenção de mais informações sobre os sintomas da doença é buscá-las no site da própria Secretaria de Saúde do Estado (www.riocontragripea.rj.gov.br) que explica como proceder nestes casos.

Disque Gripe

O funcionário do Poder Judiciário que estiver com os sintomas de gripe deve entrar em contato com o Disque Gripe da Secretaria de Saúde, através do telefone 2293-6322, que está funcionando desde o dia 29. O objetivo é monitorar casos leves e identificar os mais graves para o encaminhamento a hospitais de referência.

O sistema funcionará da seguinte maneira: o servidor entra em contato com o Disque Gripe, informa que é do TJRJ, passa por uma primeira triagem e, em se tratando de caso de gripe para monitoramento, a ligação será transferida para o Departamento de Saúde do Tribunal para que ele fale diretamente com um médico.

O departamento, por sua vez, apreciará caso a caso a necessidade de afastamento do funcionário do trabalho. Os mais graves serão também informados, pelo ramal 2967 ou pelo e-mail saúde@tjrj.jus.br.

Sintomas da gripe suína

A gripe suína é provocada pelo vírus da gripe tipo A sendo uma variante do vírus H1N1 que normalmente só contaminava porcos. Os sintomas são parecidos com uma gripe comum, diferindo em alguns aspectos: febre alta, tosse, dor no tórax, falta de ar, mal-estar generalizado e alteração da pressão arterial, entre outros. Os casos mais graves, no entanto, costumam se desenvolver em pessoas que já tenham problemas de saúde, como, doenças respiratórias e cardíacas, diabetes, insuficiências renal, AIDS, ou mulheres grávidas, pessoas com obesidade mórbida, crianças com menos de dois anos e idosos. É também chamada de Influenza A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?