Sindicato denuncia que em Dourados são apenas 4 horas de aulas para se obter CNH

Previsto em legislação federal, o mínimo de horas para as aulas práticas de direção de motocicleta é de 20 horas. Porém, segundo o presidente do Sindicato de Instrutores de Trânsito de Mato Grosso do Sul, Paulo Benites, em Dourados são feitas apenas 4 horas. Em entrevista na Rádio Cultura, para o programa RC Meio-dia e para o Portal Correio do Estado o presidente afirmou que já fez a denúncia várias vezes ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“O problema maior é que a fiscalização que o Detran faz é nas fichas das autoescolas e elas falsificam o documento como se o condutor tivesse feito as 20 horas. Vários instrutores reclamam que são obrigados a assinar as fichas adulteradas”, afirma Paulo Benites. Segundo a assessoria do Detran, a fiscalização é feita, mas há negligência e irresponsabilidade por falta das autoescolas, que estão formando condutores potencialmente perigosos.

Tanto os condutores com 20 horas-aula quanto os com 4 transitam nas mesmas estradas. Os números da Polícia Rodoviária Federal em cinco meses apontam 26 acidentes envolvendo motocicletas, a maioria fatal. “Na Capital as aulas são feitas na pista do Detran, com estrutura adequada. Em Dourados, por exemplo, fazemos no estacionamento de um estádio, não tem rampa, não tem aula de percurso. É impossível formar um condutor assim”, argumenta Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?