Pão de Açúcar anuncia compra do Ponto Frio

Com a compra, a rede toma a liderança do varejo brasileiro.
Ponto Frio havia sido oficialmente colocado à venda em março.

O grupo Pão de Açúcar anunciou nesta segunda-feira (8) a compra da rede de varejo de eletrônicos e eletrodomésticos Ponto Frio, em operação que recoloca a companhia na liderança do varejo brasileiro.

O valor da aquisição da participação dos controladores do Ponto Frio é de R$ 824,5 milhões, “equivalente a 70,24% do capital total, parte desse valor pago com ações do grupo Pão de Açúcar”, informou a rede de varejo.

Segundo a companhia, o grupo resultante terá cerca de R$ 26 bilhões de faturamento, mais de 1.000 lojas e 79 mil funcionários. O Pão de Açúcar passa, com a aquisição, a operar em 18 estados e no Distrito Federal, incluindo estados onde não estava presente, como Espírito Santo, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, “consolidando sua atuação em todo o Brasil”, diz a nota.

O Ponto Frio tem hoje 455 lojas em 10 estados, segundo a empresa.

Histórico

O Ponto Frio, uma das maiores redes varejistas do país, foi oficialmente colocado à venda no final de março. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários, a Globex Utilidades, dona da rede, informou ter contratado uma instituição financeira para assessorá-la “na negociação com potenciais interessados em adquirir o controle da companhia”.

No primeiro trimestre deste ano, a Globex teve prejuízo líquido de R$ 30 milhões, contra um lucro de R$ 1,8 milhão registrado em igual período do ano passado. O resultado foi influenciado, basicamente, por vendas menores e despesas maiores.

Entre janeiro e março, a rede obteve receita líquida de R$ 819,1 milhões, queda de 3,4% ante os três primeiros meses de 2008. Enquanto a venda de mercadorias caiu 4,9%, as receitas com operações de crédito e com prestação de serviços cresceram 18% e 10,1%, respectivamente.

O custo dos produtos vendidos mostrou queda de 8% ante o primeiro trimestre de 2008, fechando em R$ 578,6 milhões. As despesas operacionais, no entanto, avançaram 20,7%, para R$ 263,8 milhões.

O Pão de Açúcar, fundado em 1940, abriu seu capital em 1995. Em 2002, a rede comprou a concorrente Sé Supermercados, com 60 lojas no Estado de São Paulo, e faturamento bruto de R$ 1 bilhão. Já em 2003 o Pão de Açúcar associou-se à rede Sendas, líder no Rio de Janeiro.

EM 2005, foi criada uma nova holding e o controle do Pão de Açúcar passou a ser dividido igualmente entre Abilio Diniz e o grupo francês Casino.

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