Organização do escritório – Prática de gestão na advocacia é tema de seminário

Desafios na gestão de escritórios de advocacia e práticas administrativas que podem auxiliar advogados serão debatidos no seminário Gestão profissional de negócios jurídicos, nos dias 28 e 29 de outubro (terça e quarta-feira), em São Paulo.

Entre os temas estão as práticas de gestão que se traduzem em mais eficiência por parte da equipe, estratégias para expansão de escritórios no mercado internacional, utilização de meios de comunicação adequado com os clientes e marketing jurídico na internet.

Promovido pela International Quality & Productivity Center, o seminário vai contar com a participação de advogados de grandes escritórios de advocacia. Entre os palestrantes estão os advogados Décio Freire, do Décio Freire & Associados e Leonardo Barém Leite, do Demarest e Almeida Advogados, além do consultor Marco Antônio Gonçalves.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (11) 3164-560 ou pelo e-mail.

Outras informações podem ser obtidas pelo site.

Confira a programação:

Dia 28 de outubro (terça-feira)

Workshop A

9h

Práticas de Governança Corporativa para profissionalização de escritórios de advocacia

A Governança Corporativa é um fenômeno de mercado, mas ainda em instauração no segmento jurídico. O processo de evolução das bancas com características familiares ou de gestão exclusiva dos sócios fundadores para empresas profissionalmente administradas é um processo delicado e de risco. Entenda os principais desafios da implementação da Govenança Corporativa no segmento jurídico e conheça os caminhos percorridos por um grande escritório para encontrar as melhores práticas.

– Gestão profissional exercida por não advogados

– Gestão organizacional x Gestão estratégica

Processo de adaptação dos sócios fundadores – Cedendo poder de decisão

– Gerenciamento de conflitos entre administradores e sócios

– Riscos do processo de profissionalização mal executado

– Novos papéis do sócio fundador na Governança Corporativa

Carlos Fernando Couto

CEO

VEIRANO ADVOGADOS ASSOCIADOS

11:00 Networking coffee break

11:30 Abertura da conferência pelo Presidente de Mesa

Leonardo Barém Leite

DEMAREST & ALMEIDA ADVOGADOS

11:40 Inovações estruturais em escritórios profissionalizados

Conheça práticas inovadoras de gestão que resultaram em aumento de eficiência dos resultados jurídicos, além de significativas reduções de custo, melhoria nos controles internos, no ambiente corporativo e nos índices de turnover.

– Ferramentas de gestão imprescindíveis na advocacia moderna – Ações motivacionais, job rotation, sirene da vitória e demais práticas e seus resultados práticos

– Ferramentas de gestão não aplicáveis a escritórios de advocacia em face da especificidade da atividade – Como evitar graves erros na gestão jurídica

– Projeto Tolerância Zero

– Projeto SOMAR e seus resultados quantitativos

– Medidas para crescer sem perda de qualidade – Núcleo de aperfeiçoamento profissional, SAC e relacionamento com o cliente, GAPI, entre outros projetos inovadores

Décio Freire

Sócio Fundador

DÉCIO FREIRE & ASSOCIADOS

12:20 Debate

12:30 Almoço

Fórum de Discussão

13:50 Como conceber, administrar e cumprir um Planejamento Financeiro Estratégico, tornando-o instrumento de apoio às decisões corporativas

O planejamento do bom uso dos recursos financeiros de um escritório é um dos principais fatores de sucesso de uma gestão profissional. Aprenda como realizar um bom planejamento estratégico e fazer dele um instrumento de apoio às decisões corporativas.

– Business Inteligence e relacionamento com a gestão financeira

– Melhoria do relacionamento financeiro com os clientes

– Apuração de resultados por unidades de negócio

– Indicadores financeiros por área de atuação

– Transparência e publicidade das demonstrações financeiras para os colaboradores

– Confecção de acordos societários e equalização de diferenças de

remuneração entre sócios

Mario Leandro Campos Ezequiel

Diretor Financeiro

MATTOS FILHO VEIGA FILHO MARREY JR E QUIROGA ADVOGADOS

Diretor Geral

CEAE – CENTRO ESTUDOS DE ADMINISTRAÇÃO DE

ESCRITÓRIOS

Milton Speranzini

Diretor Financeiro/Administrativo

NEUMANN, SALUSSE E MARANGONI ADVOGADOS

14:50 Debate

15:10 Networking coffee break

15:40 Entenda o novo perfil dos componentes dos escritórios profissionalizados e aprenda a lidar com os desafios de gestão de pessoas

Apresentação do perfil dos componentes dos quadros de colaboradores de escritórios estruturados de forma profissional, da diferença de perfil dos antigos colaboradores e dos atuais, dos desafios gerados por essas diferenças, das melhores práticas e dos resultados alcançados na área de recursos humanos.

– Perfil dos colaboradores de escritórios profissionalizados

– Geração X, Y e IPOD – Administração de conflitos inclusive no quadro de sócios

– Ansiedade pelo crescimento profissional x Planos de desenvolvimento longos

– Estruturas competitivas – Mal necessário aos resultados?

– Formação de lideranças, além da liderança técnica

– Formação comercial, gestão do tempo, comunicação, entre outros aspectos

Marisa Guello Daumichen

Diretora de Recursos Humanos

MATTOS FILHO VEIGA FILHO MARREY JR. E QUIROGA

ADVOGADOS

Alessandra Sanches

Gerente Administrativa e Financeira

SOUZA, CESCON AVEDISSIAN, BARRIEU E FLESCH

ADVOGADOS

16:40 Debate

16:50 Estratégias para tornar o atendimento ao cliente um diferencial competitivo no mercado

Conheça as práticas de atendimento que fazem a diferença para os clientes e como criar uma cultura de qualidade total em seu escritório, de forma que o cliente absorva os honorários estabelecidos como investimento e não como custo.

– Desafios do atendimento ao cliente x Diversas áreas de atuação

– Pessoalidade x Grandes estruturas

– Fidelização do cliente – como se diferenciar dos demais em um mercado tão competitivo

– “Leilão Reverso” de honorários

Rogério Góes

José Abramovicz

Membros fundadores do GEAL – Grupo de Excelência em

Administração Legal

CRA – CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO-SP

17:30 Debate

17:40 Encerramento do 1º dia da conferência

29 de outubro (quarta-feira)

8:50 – Recepção e café

Abertura do 2º dia da conferência pelo Presidente de Mesa

Leonardo Barém Leite

DEMAREST & ALMEIDA ADVOGADOS

9:00 Aspectos estratégicos na expansão de escritórios brasileiros no mercado internacional

O mercado empresarial brasileiro está se expandindo. Hoje o Brasil conta com diversas empresas com atuação no mercado internacional, e as empresas jurídicas não são exceções a esse fenômeno. Entenda como funciona o segmento jurídico no exterior, o que motiva os escritórios brasileiros a migrarem para outros países e os principais aspectos a serem observados na expansão internacional desses escritórios.

– O que é crescimento

– Formas de crescimento

– Crescimento sozinho x Parcerias

– Mercado estrangeiro

– O fenômeno das multinacionais brasileiras

– Desafios na gestão da expansão

– Estratégias para expansão do negócio

– Panorama atual de escritórios nacionais no exterior

Leonardo Barém Leite

DEMAREST & ALMEIDA ADVOGADOS

9:40 Debate

9:50 Networking coffee break

10:20 Entenda o porquê, como, quando e onde ampliar a atuação territorial de seu escritório e como gerenciar esse processo para obter resultados positivos

Aumentar a estrutura de um escritório sem o planejamento necessário pode significar não somente o aumento dos custos como também o desgaste da imagem do escritório no mercado, e dos colaboradores envolvidos no processo. Aprenda como evitar problemas nessa empreitada.

– Aspectos internos a serem considerados para a viabilidade da expansão

– Gestão de procedimentos e gestão de culturas

– Administração de sites em localidades diferenciadas

– Localidades essenciais e localidades estratégicas

Flavia Bortoluzzo

Sócia Gestora da Unidade de São Paulo

MARTINELLI ADVOCACIA EMPRESARIAL

11:00 Debate

11:10 Alinhando a Governança Corporativa com a Governança de TI – Tecnologia da Informação como ferramenta para obtenção de vantagem competitiva e geração de receita

A área de tecnologia da informação é essencial para as práticas de uma gestão profissionalizada. Veja as principais inovações, como alterar o status de uma área de custos para uma área geradora de receita e indispensável para a estratégia da empresa.

– Garantindo o alinhamento de TI ao negócio

– A área de TI – Evolução de área de suporte para área estratégica

– Tecnologia da Informação como ferramenta para obtenção de vantagem competitiva

– Interação com os clientes

– Práticas inovadoras em segurança e mobilidade

– Gerenciando TI através dos frameworks internacionais – COBIT , BSC para TI, ISO 27001

Eduardo Viana

Gerente Nacional de Tecnologia da Informação

SIQUEIRA CASTRO ADVOGADOS

11:50 Debate

12:00 Almoço

13:30 As estratégias de comunicação com o mercado que resultam em diferencial competitivo

Entenda o papel dos profissionais de marketing na estrutura de um grande escritório, e as melhores práticas de exposição da banca no mercado respeitando as regras estabelecidas pela OAB e os resultados auferidos após a adoção de uma estratégia de comunicação.

– O departamento de marketing nos escritórios de advocacia – Papéis

– Posicionamento com relação ao Código de Ética da OAB

– Implementação de políticas de qualidade

– Indicadores de resultado

Ana Carolina Renda

Advogada Responsável pelo Departamento de Negócios

ALMEIDA ADVOGADOS

14:10 Debate

14:20 Marketing Jurídico Digital como instrumento para uma maior integração com clientes, prospects e o mercado

A Tecnologia da Informação, representada principalmente pela internet, congrega um dos principais e mais modernos recursos de comunicação e marketing disponíveis para que advogados e escritórios possam desenvolver uma melhor e mais completa interação com seus clientes, clientes em potencial e o mercado.

– Site institucional orientado a resultados

– Otimização de sites visando o máximo desempenho nas ferramentas de busca

– Blogs jurídicos como ferramenta de relacionamento com o mercado

– Outros recursos baseados na internet: informativos, e-mail marketing, feeds de conteúdo, eventos via internet (“webinars”), podcasts, mundos virtuais

– Estatísticas de apoio (estudos nacionais e estrangeiros)

Marco Antônio Gonçalves

Sócio

GONÇALVES & GONÇALVES MARKETING JURÍDICO

15:00 Debate

15:10 Encerramento da conferência e networking coffee break

Workshop B

15:40

Advocacia Sustentável – O sistema de causa e efeito existente entre pessoas, produção, clientes e financeiro, e a direta associação à sustentabilidade do negócio jurídico

Com uma abordagem prática, será apresentado o sistema de causa e efeito existente entre os 04 pilares para a sustentabilidade do negócio, e como aplica-lo no seu escritório.

– Advocacia Sustentável: o conceito

– Os 04 pilares de sustentação: pessoas, produção, clientes e financeiro

– Pessoas: aqui tudo começa e termina

– Produção: equilíbrio entre qualidade, tempo, custo e produtividade

– Cliente: o receptor de benefícios em valor agregado

– Financeiro: a medida das coisas bem feitas

– Sistema de causa e efeito

– Aplicabilidade prática

Lara Selem

Sócia

SELEM, BERTOZZI & CONSULTORES ASSOCIADOS

Revista Consultor Jurídico

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