Microsoft entra com ação para combater “fraude dos cliques”

A Microsoft entrou com uma ação nos Estados Unidos em que acusa três pessoas de Vancouver, no Canadá, de “fraude dos cliques” ao usar o sistema de publicidade on-line da empresa de forma ilícita. A empresa pede uma indenização de US$ 750 mil por perdas e danos.

A ação, impetrada nesta segunda-feira (15) em um tribunal federal de Seattle, envolve três executivos, Eric Lam, Gordon Lam e Melanie Suen, e as empresas que eles supostamente controlam. Segundo a Microsoft, os anúncios envolvidos na fraude estão relacionados ao setor de seguros e o game on-line “World of Warcraft”.

Nesse tipo de esquema, grupos de pessoas ou programas automáticos clicam em anúncios on-line sem terem nenhum interesse nos serviços ou nos produtos anunciados.

Como a cobrança pelo espaço publicitário está ligada à quantidade de cliques recebidos pelos anunciantes, essas empresas acabam tendo prejuízo. Além disso, esse tipo de ação prejudica o desempenho dos anúncios e os fazem cair nos rankings das buscas. Segundo o site da revista “PC World”, essa é a primeira ação judicial da Microsoft por esse tipo de fraude. (com Reuters)

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