Mensagem apócrifa – Parentes de mortos da Providência processam Google

Os familiares dos três jovens mortos do Morro da Providência (RJ), em junho após serem entregues por militares do Exército a traficantes, entraram na Justiça contra o Google. O objetivo dos advogados é tirar, do mecanismo de busca do site, um e-mail apócrifo chamado “As fotos dos três anjinhos mortos no Rio”. O processo está na 30ª Vara Cível do Rio de Janeiro.

O texto da mensagem relata passagens dos jovens pela Polícia e traz supostas fotos deles armados. “As informações sobre as passagens pela polícia são falsas e os adolescentes mostrados não são eles”, afirmou o advogado das famílias, João Tancredo, em entrevista à Agência Estado.

Além da retirada, o advogado quer que o Google não mais inclua as páginas no seu mecanismo de busca e pague indenização pelo dano já causado.

Segundo o advogado, a defesa dos militares anexou o e-mail ao processo. Usuários do Orkut, do Google, publicaram o texto e as fotos. Um deles está na comunidade chamada Marinha do Brasil. Os militares já foram denunciados pelo Ministério Público Federal e respondem pelo crime na Justiça Federal.

Após listar os supostos crimes cometidos pelas três vítimas e até pela mãe de um deles, o e-mail critica o presidente Lula pela pensão que o Estado estuda dar aos familiares.

O Google afirma que a empresa vai tirar do Orkut todas as informações determinadas pela Justiça assim que for notificada. Sobre a ferramenta de busca, a empresa diz que não produz seu conteúdo, apenas leva aos usuários os resultados disponíveis na internet. A empresa diz que nesse caso os responsáveis pela divulgação do conteúdo devem ser contatados.

Wellington Gonzaga Costa, de 19 anos, Marcos Paulo Campos, de 17, e David Wilson Florêncio da Silva, de 24, foram presos por militares no Morro da Providência, na manhã do dia 14 de junho, quando chegavam de um baile funk na Mangueira. O segundo-tenente Vinícius Ghidetti e seus dez comandados levaram os três para o Morro da Mineira, cuja facção criminosa é rival dos traficantes da Providência. Ali, os três foram torturados e mortos. Por causa desse caso, o Exército se retirou do morro.

Revista Consultor Jurídico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?