Estratégia de atuação – STJ vai ouvir advogados para tentar melhorar serviços

O Superior Tribunal de Justiça vai fazer uma pesquisa de opinião com os advogados. O objetivo do estudo é conhecer melhor as necessidades dos profissionais para se adequar e tentar atendê-los da melhor forma. Neste mês de maio, 400 advogados que atuam diretamente na Corte serão ouvidos. O Anuário da Justiça 2008, publicado pelo site Consultor Jurídico com o apoio da Faap, apontou como os ministros dos tribunais superiores atendem os advogados quando procurados para marcar audiências.

O estudo do STJ será um canal de comunicação em que o destinatário dos serviços do Tribunal expressa, livre e anonimamente, suas opiniões, avaliações, sugestões e críticas. Os advogados entrevistados serão posteriormente convidados a avaliar ações e serviços específicos do tribunal.

A pesquisa será mais abrangente. A população em geral, cerca de duas mil pessoas de onze cidades do país, também serão ouvidas. Há ainda a fase da pesquisa de caráter qualitativo, em que 32 representantes de segmentos representativos da sociedade, como parlamentares, empresários e jornalistas, serão entrevistados.

Essas duas partes do estudo foram objeto da primeira sondagem, realizada em 2006. Naquele momento, os levantamentos serviram mais ao trabalho de comunicação do tribunal, visando atender demandas identificadas. Agora, com um dos objetivos voltado aos serviços e produtos do STJ como um todo, pretende-se que a pesquisa contribua para a definição estratégica da instituição. A pesquisa ainda medirá os resultados do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social do tribunal.

Revista Consultor Jurídico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?