Dilma diz que zoneamento ecológico de MS é “espetacular”

por Jefferson da Luz

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, considerou o projeto de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) “espetacular”. A declaração foi feita ontem, durante reunião com o governador André Puccinelli (PMDB), em Brasília.

Segundo o governador, a ministra disse que já conhecia o projeto e que a equipe da Casa Civil o considerou o mais completo já apresentado até hoje pelos Estados.

Iniciado em 2007, o zoneamento tem como objetivo definir parâmetros para a ocupação do solo para atividades econômicas, sociais e de conservação ambiental, para isso, o estudo divide o Estado em macro regiões.

“É um trabalho completo e criterioso, que aponta qual atividade é mais viável de acordo com a região e protege todo o bioma do Pantanal de qualquer atividade que leve risco para o meio ambiente. O projeto cria uma zona de amortecimento, intermediária entre o Pantanal e as áreas envolventes de 6,7 milhões de hectares, traduzindo em ação prática o conceito de desenvolvimento sustentável, sem passivo ambiental”, disse o governador.

A segunda etapa do projeto em Mato Grosso do Sul está em andamento e a previsão de término é para dezembro de 2009. Neste momento, serão feitas adequações e complementações necessárias à estruturação definitiva do ZEE. A terceira fase contempla a divulgação do estudo para a sociedade e a preparação de ações nos municípios, previsto para iniciar em janeiro de 2010 com término em dezembro de 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?