Chefe provisório – Pertence é o mais cotado para substituir reitor da UnB

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, é o nome mais cotado para substituir provisoriamente a reitoria da Universidade de Brasília. Segundo informação da Folha Online, uma comissão formada por representantes dos professores, servidores, estudantes da UnB analisarão três nomes para ocupar o cargo provisoriamente. Além de Pertence, fazem parte da lista Antonio Ibañes e Décio Garcia Munhoz.

No domingo (13/4), o reitor licenciado Timothy Mulholland renunciou o cargo. Um dia antes, o vice-reitor Edgar Mamiya também pediu o afastamento.

Até as 18h de terça feira (15/4), o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que espera um nome de consenso da comunidade acadêmica para um reitor pro tempore. Seu nome deve ser publicado no Diário Oficial da União já no dia seguinte.

O ocupante da reitoria ficará no cargo por 90 dias, prazo que poderá ser prorrogado por mais 90 dias. Durante esse tempo, ele terá de conduzir as eleições para a escolha do novo reitor.

Segundo Haddad, é importante que o reitor temporário seja alguém que não postule o cargo para conduzir os trabalhos com isenção. Se não houver consenso, o ministro fará a escolha.

A reitoria da UnB foi invadida pelos estudantes no dia 3 de abril. No dia seguinte, a juíza federal substituta Cristiane Pederzolli, da 17ª Vara do Distrito Federal, determinou reintegração de posse do edifício da reitoria.

Os alunos farão assembléia, nesta segunda-feira (14/4), para decidir se a ocupação continua. Além de pedir a queda de Mulholland, eles reivindicam mudanças no estatuto da UnB e no critério de escolha de reitores.

Timothy e Mamiya são acusados de desvio de dinheiro da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para gastos em festas e na reforma do apartamento funcional ocupado por Timothy. Na semana passada, o Ministério Público Federal no Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal entraram na Justiça Federal com uma ação de improbidade administrativa contra Mulholland.

Revista Consultor Jurídico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?