Quase cinco meses depois de sua estréia nos cinemas, o filme Tropa de Elite, que aborda temas como corrupção policial e desigualdade social, continua a ser debatido. O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) vai promover, na próxima terça-feira (11/3), no Rio de Janeiro, uma nova forma de debate na entidade, utilizando filmes nacionais e estrangeiros para discutir temas atuais.
No primeiro encontro, o filme escolhido foi Tropa de Elite. Após a sessão do filme, especialistas na área de segurança irão debater “Tropa de Elite: Limites da ação do Estado”. Segundo a presidente do IAB, Maria Adélia Campelo, o projeto pretende discutir um tema de ordem civil sob o ponto de vista dos advogados.
“Acreditamos que será um momento ímpar na história do IAB. Trazer a discussão de grandes problemas sociais para mais próximo de estudantes e profissionais do Direito, foi uma forma que encontramos de colaborar na resolução efetiva de temas como a violência em nosso país”, afirma Campelo.
O debate é organizado por Marcos Cilos e será presidido pela vice-presidente do IAB, Kátia Tavares. Entre os convidados estão o antropólogo Rubem Cesar Fernandes, o sociólogo Antônio Rangel Bandeira, a advogada e professora Ester Kosovski e o coronel Vidal da Silveira Barros. O debate será mediado pelo advogado e cientista político, Nelson Paes Leme.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do site www.iabnacional.org.br . Serviço Debate: Tropa de Elite: Limites da ação do Estado Dia: 11 de março (terça-feira) Local: Plenário Ministro Evandro Lins e Silva, na sede da OAB-RJ (Av. Marechal Câmara, 150, 4º andar) Horário: das 9h às 13h Inscrições: gratuitas pelo site www.iabnacional.org.br Confira os temas do debate: 1) Política de Segurança Pública; Lei e Ordem x Garantismo Penal; Política de enfrentamento: Violência x Violência; Direitos Humanos x Segurança. 2) Corrupção Policial; Tráfico; Política Salarial (Soldos). 3) Glamourização da violência e sua legitimação. 4) Exibição do filme Tropa de Elite, de José Padilha.
Revista Consultor Jurídico