1º processo das varas digitais de Mato Grosso do Sul recebeu despacho em 34 minutos

Mais do que uma inovação, os processos eletrônicos já são uma realidade nas novas varas cíveis digitais da capital. Três dias após a primeira distribuição, ocorrida na última segunda-feira (20), as quatro novas varas já recebem processos normalmente, e a evolução na realização das rotinas de trabalho já é perceptível.

A primeira distribuição eletrônica, que iniciou a contagem regressiva para a extinção do processo em papel nas varas da Justiça comum de Campo Grande, foi realizada na presença do presidente do TJMS, Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, e do juiz coordenador das varas digitais, Dr. Ricardo Gomes Façanha, pelo advogado Lázaro José Gomes Júnior.

A celeridade da tramitação eletrônica foi constatada de imediato. O primeiro processo (001.09.043412-0) foi distribuído às 9h14 do dia 20 de julho para a 19ª Vara Cível e, após ser cadastrado e remetido ao cartório, foi despachado pelo Dr. Ricardo Gomes Façanha às 9h48. Às 10h06 o mandado de citação e de busca e apreensão já estava na central de mandados. O que antes levaria até 4 ou 5 dias para ser realizado, foi feito em menos de uma hora.

Todo o procedimento foi acompanhado de perto pelo presidente do TJMS que, ao constatar pessoalmente a praticidade da nova tecnologia, demonstrou entusiasmo com a possibilidade de atender o jurisdicionado de forma célere e moderna.

Ricardo Façanha também se mostrou animado com as inovações postas em prática. O juiz destacou, no entanto, que “a despeito da impressão inicial, ainda é muito cedo para uma análise mais apurada sobre os reais efeitos da tramitação eletrônica, mesmo porque ainda estamos num período de transição, com distribuição gradativa de processos que não espelha a realidade que ainda está por vir, tendo em vista a quantidade de processos que se espera receber. Todavia, a expectativa é extremamente positiva, dadas as condições observadas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?