AÇÃO DE COBRANÇA DE DESPESAS CONDOMINIAIS (Art. 275, Inciso II, Alínea

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____

Autos Nº:

NOME DO REQUERENTE (ou Autor, Demandante, Suplicante), (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº (__), inscrito no CPF sob o nº (___), residente e domiciliado à Rua (__), Edifício Condomínio (__), nº (__), Bairro (__), Cidade (__), Cep. (___), no Estado de (__), na qualidade de síndico do condomínio supra citado, conforme documentação anexa (docs. 2/4), por seu procurador infra-assinado, mandato anexo (doc.1), vem à presença de V. Exa. propor

AÇÃO DE COBRANÇA DE DESPESAS CONDOMINIAIS

com observância do Rito Sumário, nos termos do art. 275, II, “b”, do Código de Processo Civil e Lei 4.591/64, em face de NOME DO REQUERIDO (ou Réu, Demandado, Suplicado), (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº (__), inscrito no CPF sob o nº (__), residente e domiciliado à Rua (__), Condomínio Edifício (__), nº (__), Bairro (__), Cidade (__), Cep. (__), no Estado de (__), pelos motivos que passa a expor:

1. Prefacialmente, cumpre salientar que o Requerido é condômino do Edifício (__), ocupando especificamente o apartamento nº (__) e respectiva garagem, nos termos da documentação de registro anexa (doc. 5).

2. No entanto, o Requerido, na qualidade de condômino, é devedor das despesas condominiais referentes aos meses de (__) a (__), totalizando-se o montante de R$ (__), conforme demonstrativo de valores e débitos anexos (docs. 6/8).

3. Apesar de todas as tentativas do Requerente em perceber os valores supra descritos, o Requerido se nega a efetua-los, sem qualquer justificativa que possa motivar sua conduta, não lhe restando outra alternativa senão valer-se do Judiciário para a obtenção de sua pretensão.

Pelo exposto, REQUER:

A citação do Requerido, para, querendo, apresente defesa nos termos do art. 277 do Código de Processo Civil.

Seja julgado procedente o pedido, qual seja, condenar o Requerido ao pagamento das despesas condominiais supra descritas, devidamente atualizadas.

Seja o Requerido condenado a pagar as despesas, custas processuais e honorários advocatícios no montante de 20%.

Provar o alegado por todos os meios de provas1 admitidos em direito, em especial a documental, o depoimento pessoal do Requerido e a testemunhal.

Dá-se a causa o valor de R$ (__) (valor expresso).2

Termos que

Pede deferimento.

(Local, data e ano).

(Nome e assinatura do advogado)

__________
Nota:
1 Havendo necessidade de produção de prova testemunhal ou pericial, deve-se observar o disposto no artigo 276 do Código de Processo Civil, apresentando rol de testemunhas na primeira hipótese e indicando quesitos e assistente técnico na segunda.

2 O valor da causa será correspondente ao valor da dívida