Quadro ampliado – Anteprojeto pede mais 30 juízes para o TRT paulista

Anteprojeto de Lei do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) propõe a contratação de mais 30 juízes. Atualmente, o TRT paulista dispõe de 64 membros. A proposta foi aceita pelo Tribunal Superior do Trabalho e será apreciada pelo Conselho Nacional de Justiça.

O argumento do TRT é de que a ampliação dos juízes obedece o que diz o artigo 93, inciso XIII, da Constituição: “o número de juízes na unidade jurisdicional será proporcional à efetiva demanda judicial e à respectiva população”. O TRT também argumenta que é preciso se materializar o direito da razoável duração do processo, assegurado pelo artigo 5º, inciso LXXVIII, da Constituição.

A proposta recebeu apoio da Associação dos Advogados de São Paulo. Para a entidade, o anteprojeto usa o critério técnico da composição dos tribunais introduzido pela Reforma do Judiciário, Emenda Constitucional 45/04.

“O Anteprojeto de Lei representa indispensável meio de combate à morosidade processual, responsável por notórios malefícios aos jurisdicionados, aos advogados e à sociedade”, afirma nota da entidade.

Revista Consultor Jurídico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?