Oito tribunais aderem ao Sistema Eletrônico de Informações

Oito tribunais estaduais aderiram ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a partir de  convênio entre o Conselho dos Tribunais de Justiça e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

O evento foi realizado na terça (26), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e contou com a presença das cortes estaduais interessadas na implantação do SEI: Tribunais de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Piauí (TJPI), Rio Grande do Sul (TJRS), de Pernambuco (TJPE), Roraima (TJRR), Sergipe (TJSE), Tocantins (TO) e Rondônia (TJRO).

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Erivan Lopes, o  novo sistema permitirá o acesso mais rápido às informações do Poder Judiciário e, por conseguinte, uma melhor e mais célere prestação jurisdicional, tendo como objetivo “gerenciar o conhecimento institucional de forma totalmente eletrônica, eliminando-se a tramitação de procedimentos em meio físico, promover a celeridade dos processos de trabalho, valorizar a coerência das decisões administrativas e favorecer a gestão dos recursos humanos”.

O diretor de Tecnologia da Informação do TJTO, Marco Aurélio Giralde, afirmou que desde a sua implantação no tribunal, o SEI vem propiciando agilidade e desburocratização na tramitação dos documentos e processos internos. “Com certeza é um marco para a Justiça tocantinense que hoje é seguida como modelo por vários tribunais estaduais”, afirmou.

O SEI já é utilizado por mais de 60 órgãos públicos no Brasil, incluindo o TJTO, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal Militar (STM) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

 

Fonte: www.cnj.jus.br


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?