“Nosso partido é a Constituição Brasileira”, enfatiza Mansour durante entrega de carteira

“A OAB é independente e não tem dono. Não estamos ligados a partidos políticos, não estamos ligados à direita ou à esquerda. Nosso partido é a Constituição Brasileira”. As palavras fizeram parte do discurso do Presidente Mansour Elias Karmouche na solenidade de entrega de carteira a 45 novos advogados e advogadas e 9 estagiários nesta quarta-feira (11).

Mansour deu as boas-vindas aos presentes manifestando o papel da OAB na sociedade brasileira. “A advocacia e OAB não pertencem mais só a nós advogados. Ela pertence à sociedade brasileira. Todos esperam uma posição nossa, uma posição da OAB. A OAB atuou nos mais diversos momentos de crise da sociedade brasileira. Nos últimos anos, daqui, da nossa Ordem dos Advogados do Brasil, partiram várias manifestações, além do pedido de dois impeachments, da Dilma Rousseff e Michel Temer. Nós já questionamos a taxa do lixo, o Plano Diretor, conseguimos por meio de ADIN o fim do financiamento de empresas para políticos, assim como o Projeto de iniciativa popular Ficha Limpa”, citou.

O Presidente da OAB/MS destacou ainda sua preocupação com o atual cenário político. “Não acredito que uma intervenção de um governo militar vai resolver nosso problema. Porque esse problema nós criamos quando colocamos esses políticos lá, ou seja, nós temos os mecanismos dentro da Constituição para resolver. Então, estejamos atentos, vigilantes para que esse combate à corrupção incessante seja expandido para todos os poderes. Nós não podemos admitir que esse combate seja freado de alguma forma. Precisamos passar o Brasil a limpo. Precisamos fazer com que nossa política se renove”, disse sendo aplaudido pela plateia.

A Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Marta Taques, solicitou uma postura ética dos, agora, novos advogados. “A Ordem dos Advogados somos cada um de nós. Cada um de vocês fazem parte dessa casa. Então, sempre ajam de forma correta porque o caminho fácil não é o melhor. Temos hoje um grande número de processos contra jovens advogados. Quando vocês sofrem um processo aqui na OAB, vocês podem até ser suspensos. O ato de vocês no dia a dia tem consequências. Vocês serão profissionais de sucesso se seguirem uma carreira de forma ética. Então, tratem todos com respeito para que sejam tratados com respeito e tratem a advocacia com amor”.

“As decisões que irão tomar agora não significam necessariamente que seus destinos estarão definidos, pelo contrário, há sempre espaço para mudança. Tenham calma. Aproveitem a alegria da luta, da tentativa, sintam a emoção de cada passo dado. Mantenham vivas a curiosidade e ousadia. Arrisquem. Construam. Empreendam”, disse a Madrinha da Turma, a Procuradora-Geral, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, que terminou seu discurso parafraseando o poeta Sérgio Brito: “É caminhando que se faz o caminho”.

A Oradora da Turma, Maitê Godoy Guzzela, enfatizou o percurso para chegar a carreira e a importância da justiça. “Não foi fácil a caminhada até aqui. Somos todos merecedores da profissão que estamos entrando. Tivemos que conciliar família, faculdade e amigos. Nesse trajeto amadurecemos, amadurecemos nossos conhecimentos e amadurecemos como humanos. Mas, não podemos esquecer que passamos apenas pela primeira luta que teremos daqui pra frente. A busca pela ética e humildade deve ser constante em nossas vidas. Devemos ser exemplos de virtude e integridade. Devemos ser indispensáveis e ávidos pela busca pelo justo. A partir de hoje nos trajarmos de nossa missão, a mais nobre de todas, fazer justiça. De hoje em diante caminharemos com nossas próprias pernas. Desejo a todos uma carreira de muito sucesso e que essa seja apenas a  primeira de muitas que virão”.

A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA) Janaína Pouso convidou os novos advogados e advogadas a participarem da OAB. “Aqui vocês têm a disposição mais de 70 comissões, vários serviços de assistência oferecidos pela Caixa e ainda podem se aperfeiçoar com os cursos da ESA. Nós, da CJA, oferecemos várias palestras a vocês que estão ingressando agora na profissão. Então, aproveitem. A OAB é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Sejam bem vindos a nossa casa”.

“A Caixa de Assistência tem vários projetos para vocês. Temos planos de saúde que atende a todo Mato Grosso do Sul. Antes só tínhamos convênio com Unimed, agora assinamos convênio com a Santa Casa de Campo Grande, com custos bem abaixo dos cobrados no mercado. Também oferecemos serviços odontológicos, farmácia e livraria com desconto, auxílios maternidade e funeral, entre outros. Então, saibam também que nossas portas estão sempre abertas pra vocês”, pontuou o Presidente da Caixa de Assistência de MS (CAAMS), José Armando Amado.

Também participaram da mesa de solenidade de entrega de carteira o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior; o Secretário-Geral Marco Aurélio Rocha; o Secretário-Geral Adjunto Vinicius Monteiro Paiva; o Diretor-Tesoureiro Stheven Razuk;  e a Vice-Presidente Herthe Brito.

Fonte: oabms.org.br


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?