Grace afirma que advogados prestam reverência às leis em sessão solene na Câmara

“O advogado, ciente do seu papel social, presta diariamente reverência às leis desse país”. O posicionamento foi apresentado pela advogada-geral da União, ministra Grace Fernandes Mendonça, durante sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (19), em homenagem ao Dia do Advogado.

A ministra lembrou que a atuação de todo advogado, seja público ou privado, depende da matéria prima criada na casa legislativa e parabenizou a homenagem realizada por iniciativa do deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF).

O papel do advogado também foi ressaltado no discurso da advogada-geral. “Todos nós advogados que nos dedicamos ao direito temos a plena certeza de que o compromisso do advogado é, sim, com um estado democrático de direito forte. Nós trabalhamos para construção de uma sociedade cada vez mais livre, justa e solidária, e é esse o nosso papel enquanto função essencial de Justiça”, afirmou Grace.

Durante a sessão solene, o deputado federal Rogério Rosso, que também é advogado, destacou o papel social e institucional dos profissionais. “É imprescindível nos regimes democráticos. Ele assegura a todos os cidadãos, na escola jurídica, a observância dos seus direitos constitucionais e legais. O advogado ou advogada facilita o acesso à Justiça, clareia os fatos, reduz conflitos, promove a justiça e, dentro do possível, a paz”, disse.

O dia do advogado é comemorado anualmente no dia 11 de agosto e faz referência às primeiras faculdades de Direito do Brasil, criadas, simultaneamente, em São Paulo e Pernambuco, há 189 anos. No entanto, a solenidade precisou ser adiada em razão do diversos processos complicados estavam sendo discutidos na Câmara.

 

Fonte: www.agu.gov.br


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?