Boas letras – Livro que ensina a escrever é lançado, no sábado, em SP

O livro Escrever Melhor — Guia para passar os textos a limpo será lançado neste sábado (10/5), a partir das 19h, em São Paulo. Publicado pela Editora Contexto, o livro promete ajudar todos aqueles que fazem da escrita sua ferramenta de trabalho — advogados e jornalistas, por exemplo e ensiná-los como escrever um texto objetivo, claro e gostoso de ler. O lançamento acontece na Livraria da Vila, que fica na Alameda Lorena, 1.731, Jardim Paulista.

Escrito por duas jornalistas — Dad Squarisi e Arlete Salvador —, Escrever Melhor trata da escrita de maneira descontraída e didática. Passo a passo, mostra ao leitor que ele pode, sim, tornar o seu texto mais agradável e mais claro. Para isso, basta seguir algumas regras e os conselhos das autoras.

O livro é dividido em três partes. A primeira ensina como passar a limpo um texto, ou seja, reescrevê-lo. Nela, são dados exemplos de textos confusos e como torná-los claros, em geral, cortando palavras e economizando na verborragia. Na segunda parte, as autoras falam de gramática. Esclarecem as principais pegadinhas da língua portuguesa. Na última parte, trazem modelos de textos reescritos de acordo com o que ensinaram no livro.

“Escrever exige 10% de inspiração e 90% de transpiração. Sim, senhor, escrever é trabalho árduo. Textos são cortados, aumentados, transformados, virados pelo avesso, amassados, condenados. O texto só brilha depois de muito apanhar”, dizem as jornalistas na orelha do livro.

Dad Squarisi é editora de Opinião do jornal Correio Braziliense, comentarista da TV Cultura e professora de edição de textos em Brasília. Ela também assina a coluna Dicas de Português, publicada em 15 jornais do país.

Arlete Salvador é analista de política brasileira do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. Trabalhou na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense.

Revista Consultor Jurídico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?